Localização dos postos do Ipasgo está mais fácil
Até bem pouco tempo, quem procurava os postos no site, encontrava apenas o endereço e o telefone das unidades (Regionais e Postos). Buscando melhorar essas informações, principalmente aos nossos usuários, a Gerência de Planejamento e Sistemas de Informação do Instituto desenvolveu um serviço de localização geográfica dos pontos de atendimentos IPASGO baseado no Google Maps.
Agora, ao abrir o portal de Acesso à Informação, link endereços e telefones, o visitante é direcionado ao mapa contendo a localização de cada unidade, indicada pelo símbolo do Ipasgo e ainda uma lista de todas as regionais, os postos e os Vapt Vupt que têm atendimento do Instituto. A partir daí o visitante tem duas formas de encontrar o posto que procura: passando o mouse sobre os postos e clicando em cima da figura ou abrindo o link da Regional, a que o posto pertence. Aí é só clicar em cima do nome do posto, que abre-se o mapa, que contém os nomes dos logradouros públicos e ainda de estabelecimentos próximos, para facilitar ainda mais a localização. Além do endereço e telefone, é informado ainda o horário de atendimento de cada posto e o "Como chegar".
O desenvolvimento do novo mapa só foi possível graças ao investimento que a atual direção do Ipasgo vem fazendo em Tecnologia da Informação. De 2011 até agora foram mais de R$ 17 milhões, o que propiciou diversas melhorias no atendimento ao usuário. Hoje cerca de 90% das solicitações são feitas on line, sem a necessidade de deslocamento até um posto do Instituto. Entre outras coisas, a informatização possibilitou a retirada de guias direto no prestador de serviço (a guia passou a ser eletrônica, bastando passar o cartão, que o procedimento é autorizado), a informatização plena da auditoria odontológica, possibilitando as autorizações eletrônicas no momento do atendimento, a entrega das faturas digitalizadas, diminuindo erros e reduzindo o prazo para recebimento dos serviços prestados e o cadastro eletrônico da solicitação de exames. Além, é claro do investimento em pessoal, com a contratação de profissionais de ponta do mercado, o que tem feito a diferença no desenvolvimento de sistemas de informação para o Instituto.
A coordenadora de dados da informação, Jaqueline Barbosa Machado explica que para a geração do mapa foi utilizada a Inteligência de Negócios, em inglês Business Intelligence (BI), que visa ajudar as empresas a tomar decisões inteligentes, mediante dados e informações recolhidas dos diversos sistemas de informação e com visualização amigável. O mapa foi desenvolvido pela área de inteligência da informação, responsável pelo projeto de Business Inteligence do Instituto.
Para acessar o novo mapa, basta entrar no portal de Acesso à Informação, que fica na página principal do site e em seguida acessar o link Endereços e Telefones.
``>