Procura para doação supera expectativas

Mais de 50 pessoas, na maioria colaboradores do Ipasgo, procuraram a Unidade Móvel do Hemocentro, que hoje está na sede do Instituto, em Goiânia, apenas no período da manhã. O ônibus do Hemocentro estará durante todo o dia no Ipasgo coletando sangue.

Além dos colaboradores, foram convidados a participar da campanha, usuários do Ipasgo e pessoas da comunidade em geral; e ainda colaboradores dos órgãos do poder público sediados no prédio: a GoiásPrev (Goiás Previdência), a SAPeJUS (Secretaria de Administração Penitenciária e Justiça) e a Superintendência de Controle e Avaliação Técnica de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde.
A abertura da coleta foi feita pelo presidente do Ipasgo, Francisco Taveira Neto, que também fez questão de doar sangue. Ele agradeceu a participação de todos e disse que sabendo da necessidade do Hemocentro, sugeriu a vinda da Unidade Móvel à sede do Instituto. "É visível a melhora do estado de saúde de pessoas doentes, depois que recebem sangue. Doar sangue é um ato de amor e eu agradeço a todos que estão aqui pra fazer a doação", disse o presidente.
A ideia é que a parceria entre o Ipasgo e o Hemocentro se torne uma rotina e que periodicamente a Unidade venha ao Instituto, ajudando assim a difundir a cultura da doação de sangue. A parceria entre o Ipasgo e o Hemocentro de Goiás veio a partir da necessidade frequente do banco de sangue público, que constantemente tem o estoque de sangue e derivados abaixo do ideal e muitas vezes, em níveis críticos. O Hemocentro é responsável pelo fornecimento de sangue a todos os hospitais públicos do Estado de Goiás, que somam cerca de 90 unidades. Hoje, o ideal seria que o Hemocentro tivesse 200 candidatos a doador, por dia, já que nem todos que se candidatam, podem concluir a doação de sangue, em função de vários fatores. Mas apenas cerca de 70 pessoas, em média, procuram o Hemocentro diariamente. E o Ipasgo, como maior estrutura de assistência à saúde em Goiás, responsável por mais de 600 mil vidas, pode ajudar a mudar essa realidade, mobilizando colaboradores e usuários para que se tornem doadores contumazes.
A Unidade Móvel do Hemocentro estará no Ipasgo até as 4h30 da tarde. Ela está estacionada na garagem coberta do Instituto, um local com boa estrutura de atendimentos aos doadores.
``>

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.