Procura para doação de sangue supera expectativas
Ao todo, 126 pessoas foram cadastradas, sendo que 66 concluíram a coleta. Outras 30 pessoas que fizeram cadastro, vão fazer a doação em outra data, já que por causa do calor, a Unidade Móvel teve que encerrar a coleta mais cedo, por volta das 5h da tarde.
A abertura da coleta foi feita pela manhã pelo presidente do Ipasgo, Francisco Taveira Neto, que também fez questão de doar sangue. Ele agradeceu a participação de todos e disse que sabendo da necessidade do Hemocentro, sugeriu a vinda da Unidade Móvel à sede do Instituto. "É visível a melhora do estado de saúde de pessoas doentes, depois que recebem sangue. Doar sangue é um ato de amor e eu agradeço a todos que estão aqui pra fazer a doação", disse o presidente.
A parceria entre o Ipasgo e o Hemocentro de Goiás veio a partir da necessidade frequente do banco de sangue público, que constantemente tem o estoque de sangue e derivados abaixo do ideal e muitas vezes, em níveis críticos. O Hemocentro é responsável pelo fornecimento de sangue a todos os hospitais públicos do Estado de Goiás, que somam cerca de 90 unidades. Hoje, o ideal seria que o Hemocentro tivesse 200 candidatos a doador, por dia, já que nem todos que se candidatam, podem concluir a doação de sangue, em função de vários fatores. Mas apenas cerca de 70 pessoas, em média, procuram o Hemocentro diariamente. E o Ipasgo, como maior estrutura de assistência à saúde em Goiás, responsável por mais de 600 mil vidas, pode ajudar a mudar essa realidade, mobilizando colaboradores e usuários para que se tornem doadores contumazes. A ideia é que a parceria entre o Ipasgo e o Hemocentro se torne uma rotina e que periodicamente a Unidade venha ao Instituto, ajudando assim a difundir a cultura da doação de sangue.``>