Ipasgo completa 52 anos com muito a comemorar

Nesta quarta-feira, 22, o Ipasgo está completando 52 anos de existência. Foi no dia 22 de outubro de 1962 que o então governador do Estado, Mauro Borges Teixeira, assinou a lei 4190, criando o Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Públicos do estado de Goiás.

Nessas mais de 5 décadas de existência, o Ipasgo passou por momentos bons e ruins, alguns muito ruins, que quase decretaram sua falência, como a última crise que o Instituto enfrentou, no ano de 2010. Felizmente neste aniversário, todas as partes que compõem o Ipasgo têm motivos para comemorar: prestadores, colaboradores e principalmente, os usuários, que são a razão maior da existência de nosso Instituto.

Cuidar de uma população de mais de meio milhão de pessoas, o que corresponde a de uma cidade de médio porte, não é uma tarefa fácil, mas é ainda mais desafiador quando este contingente está espalhado por 246 municípios. E o Ipasgo tem obrigação de atender bem cada um desses seus usuários.

Junte-se a isso o fato de que o Ipasgo não é o prestador direto do serviço que oferece – a assistência à saúde. O Instituto contrata estes serviços. E como contratante, está sujeito a comprar tanto de bons, quanto de maus prestadores. É certo que a imensa maioria é de parceiros fieis, profissionais e estabelecimentos que honram seus compromissos com o Instituto, mas o comportamento dos poucos maus, às vezes é tão nocivo, que é capaz de "azedar" a relação com toda a classe.

Poderíamos relatar ainda mais e mais dificuldades de se fazer a gestão do Instituto de Assistência aos Servidores Públicos do Estado de Goiás, mas as que já citamos são suficientes para ilustrar as lutas diárias deste gigante chamado Ipasgo, mas neste momento de aniversário preferimos citar as conquistas que o Instituto tem conseguido nos últimos anos.

O aumento da rede credenciada no interior do estado é um deles. Equipes do Ipasgo estão visitando as cidades onde as carências são mais latentes e já conseguimos melhorar a situação em várias delas. Itumbiara, São Miguel do Araguaia e Luziânia foram alguns municípios onde já conseguimos novas ou extensões de credenciamentos e retorno de unidades ao Ipasgo Saúde. As visitas seguem e sempre, o Ipasgo tem anunciado melhorias para mais regiões do Estado.

A abertura do Pronto Socorro Pediátrico do Ipasgo tenha sido talvez a maior conquista de nosso usuário nos últimos tempos. A unidade de pronto-atendimento veio resolver de vez uma das maiores aflições que a direção enfrentava: o atendimento das crianças à noite, nos feriados e fins de semana. Com o novo serviço, os usuários sabem onde levar as crianças em qualquer hora do dia ou da noite.

Reafirmando a compreensão de que atenção à saúde vai além da assistência médica, o Ipasgo está dispensando tratamento isonômico à todas as categorias de prestadores de serviços de saúde: o valor pago aos médicos pelas consultas foi igualado aos odontólogos e aos profissionais das chamadas terapias complementares (nutrição, fonoaudiologia, fisioterapia e psicologia); além disso o número de cotas para a odontologia foi significativamente aumentado, o que para o usuário, significa redução do tempo de tratamento.

A Central de Saúde Preventiva, criada para ampliar as ações de prevenção à doenças, implementou o "Ipasgo na Prevenção à Obesidade" "Ipasgo no Apoio à Mãe e Bebê", "Ipasgo sem Tabaco" e estendeu o programa de prevenção oral para adultos e bebês. Neste mês de outubro, os usuários do interior do Estado também passou a receber os programas.

O Ipasgo também está em processo de credenciamento de novos profissionais. No último edital de credenciamento, foram inscritos, mil candidatos a prestador, sendo que 378 já estão trabalhando em várias cidades do Estado.

A isenção da coparticipação para a quimioterapia e a redução, para exames de diagnóstico por imagem, foi outro benefício concedido aos usuários, graças às pequenas economias que a atual diretoria tem conseguido com uma administração séria e equilibrada.

Muitas outras ideias e iniciativas foram implementadas nos últimos anos, mas apesar de todo este esforço, o Instituto sabe de que ainda há muito por fazer. Nestes últimos anos, o Ipasgo conseguiu devolver um atendimento digno ao seu usuário, mas tem consciência plena de que tem um longo caminho a trilhar para que a excelência no atendimento seja alcançada. E isso tem sido buscado diuturnamente. Em breve outras conquistas serão anunciadas.

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