Novembro Azul terá palestra e exames no Ipasgo

Depois do Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do câncer de mama, agora é a vez de falar em prevenção do câncer de próstata. Novembro ganhou a cor Azul para mostrar aos homens que é preciso cuidar da saúde, em especial, da importância da detecção precoce do câncer de próstata, o segundo tipo de câncer que mais atinge os homens.

No Ipasgo, o Novembro Azul será lembrado em dois momentos: na segunda-feira, dia 24, os colaboradores poderão fazer, gratuitamente, o exame de PSA, que detecta anormalidades na próstata e ajuda no diagnóstico da doença, e na terça-feira, 25, todos as dúvidas sobre o câncer de próstata poderão ser dirimidas em uma palestra com o médico urologista e auditor do Ipasgo, José Vaz.

A doença - O câncer de próstata é o câncer mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Estatísticas apontam que a cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa é de que, em 2014, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, ou seja, a descoberta de um caso a cada 7,6 minutos. Em valores absolutos é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres.

O número de mortes é ainda mais assustador. Segundo o INCA, o Instituto Nacional do Câncer, em 2011, mais de 13.100 homens morreram em decorrência do câncer de próstata, ou seja, um óbito a cada 40 minutos.

E só a prevenção pode diminuir esses números alarmantes, pois depois do aparecimento dos sintomas, mais de 95% dos casos já se encontram em fase avançada, o que diminui, sobremaneira, as chances de cura. A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir de 50 anos procurem seu urologista para discutir a prática e a realização da avaliação. Aqueles com maior risco da doença (história familiar, raça negra) devem procurar o urologista a partir dos 45 anos. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame digital retal, com periodicidade anual. Não é possível evitar a doença, mas se o câncer de próstata for diagnosticado na fase inicial, as chances de cura são de cerca de 90%.

``>

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.