Reforma do posto de Firminópolis vai possibilitar atendimento próprio no município a partir de 2015

Os mais de 2 mil e 300 usuários do Ipasgo no município de Firminópolis devem ter atendimento no próprio posto do Instituto, já a partir do ano que vem. O anúncio foi feito pelos diretores do Instituto durante a entrega da reforma do prédio de atendimento na cidade, nesta quarta-feira, 3.

A reforma foi feita com recursos próprios do Instituto e custou cerca de R$ 90 mil. Além de reparos gerais como a pintura e a troca da rede elétrica, o projeto atendeu aos critérios de acessibilidade, com a construção de rampas e um banheiro para portadores de necessidades especiais.

A obra foi projetada e executada pela Coordenação de Engenharia e Arquitetura chefiada pela engenheira civil Maria Yano Neves.

Também foi construído um consultório que vai permitir o atendimento no próprio posto. Segundo o diretor de gestão, planejamento e finanças, Fausto Pontes da Cruz, a reforma integra a política de valorização e fortalecimento do Ipasgo no interior. "A obra física é apenas o primeiro passo. Nós precisávamos arrumar a estrutura, adequá-la. Agora que a reforma está pronta nós vamos oferecer mais serviços para o nosso usuário no próprio município. O posto deixa de ter apenas o perfil de atendimento burocrático", esclareceu.

Ele acredita que nos primeiros meses de 2015, já vai ser possível ter pelo menos um médico atendendo no posto de Firminópolis.

O diretor anunciou também que outro projeto é a compra de máquinas de hemodiálise para cada posto. "Vamos fazer o agendamento e se houver demanda, vamos levar os profissionais para que o procedimento seja feito no próprio município, evitando um grande sofrimento para nosso usuário, que além de precisar da hemodiálise, também tem que se deslocar até 3 vezes por semana para a capital ou outra cidade de grande porte", explicou.

O diretor de saúde lembrou que a política de interiorização é uma determinação do governador Marconi Perillo. "Nós estamos fazendo não apenas uma reforma. Nós estamos implementando um novo modelo de atendimento no interior". Rogério Cândido se comprometeu a fazer fazer todo esforço para levar o atendimento próprio ainda em 2015. "Firminópolis é uma das cidades com maior número proporcional de usuários do Ipasgo. Cerca de 20% da população dependem do Ipasgo Saúde. Por isso nosso compromisso com o município é ainda maior"

O prefeito Leonardo de Oliveira Brito agradeceu ao presidente do Ipasgo, Francisco Taveira Neto, pela agilidade em atender à solicitação, que é de toda a cidade. "Quando estivemos no Instituto pedindo que a obra fosse executada, fomos prontamente atendidos. Isto aqui é uma conquista para todo o município", comemorou.

Todos os postos do Ipasgo estão sendo ou serão reformados. A entrega da reforma do posto de Uruana será nesta sexta-feira, 5. Além das reformas, só em 2014, o Ipasgo construiu postos em 4 municípios: Cachoeira Alta, que já foi inaugurado, Nova Glória, Brazabrantes e Caturaí, que serão entregues nos próximos dias. Em Cromínia e Urutaí as construções já foram licitadas e as obras devem ter início no próximo mês de janeiro.

``>

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.