Hospitais com mais qualificação serão mais valorizados pelo Ipasgo
O POA é um programa de valorização dos hospitais credenciados que buscam melhorar o atendimento ao usuário. A adesão das unidades é facultativa, mas quem faz opção tem que atender a critérios estabelecidos pelo Instituto, como ter Pronto Socorro 24 horas, centro cirúrgico, com no mínimo, 4 salas de cirurgia e UTI com leitos específicos e completos. Em contrapartida, a unidade hospitalar recebe por diárias e taxas 30% a mais que o estabelecido na tabela do Ipasgo. Ao todo, são 20 itens, dos quais, a unidade hospitalar tem que atender, no mínimo, 8 deles.
A primeira etapa do POA foi lançada em abril de 2011, época em que muitos prestadores estavam com atendimento ao Ipasgo suspenso, em virtude do atraso nas faturas referentes ao ano de 2010. O POA foi uma forma encontrada para trazer de volta os hospitais, principalmente os de alta complexidade, ao Instituto, além de ser um incentivo à busca constante pela melhoria do atendimento aos usuários do Ipasgo. Como a iniciativa se mostrou acertada, a diretoria do Ipasgo decidiu dar continuidade ao programa.
Para o presidente da Ahpaceg, Haikal Helou, a garantia de remuneração diferenciada para as instituições mais qualificadas, abre a possibilidade de novos investimentos nas unidades hospitalares, e quem ganha com isso é o usuário. "Esse reconhecimento do Ipasgo é simbólico, porque o Instituto é o primeiro, em Goiás, a reconhecer os mais qualificados, remunerando diferenciadamente os que ofecerem serviços diferenciados", disse Haikal.
Francisco Taveira Neto explicou que a iniciativa do Ipasgo é mais uma na busca pela excelência no atendimento ao usuário. "A parceria com a Ahpaceg tem sido muito benéfica, porque é ela que atende, que resolve nossos problemas", explicou.``>