Geriatria é a próxima prioridade do Ipasgo

Além de geriatras, o atendimento será feito por outros profissionais de saúde, como psicólogos e fisioterapeutas. "Atendendo a uma orientação do governador Marconi Perillo, vamos fazer um centro de referência no atendimento integral ao idoso", explica o diretor de saúde do Ipasgo, Rogério Cândido. Além de melhorar a qualidade de vida dos usuários, o atendimento especializado e integrado com outras terapias, vai proporcionar, em um segundo momento, redução de custos com internações, cirurgias e outros procedimentos.
Além da geriatria, o centro de especialidades terá atendimento ambulatorial em endocrinologia (inclusive, pediátrica), alergia, pneumologia, coloproctologia, infectologia e ginecologia e obstetrícia. O diretor de saúde explica que estas últimas foram incluídas, para garantir um melhor acompanhamento das gestantes que são usuárias do Ipasgo Saúde. "Quem for atender no centro de especialidades vai ter que fazer o acompanhamento da gestante e se comprometer a fazer o parto", explicou Rogério Cândido.
O centro de especialidades vai funcionar nos mesmos moldes do Pronto Socorro Pediátrico, inaugurado pelo Ipasgo, em julho de 2014. O Instituto cede o prédio e profissionais credenciados passam a atender no local exclusivamente usuários do Ipasgo. Para isso, recebem uma remuneração diferenciada. Na pediatria, estão sendo feitos mais de 1,5 mil atendimentos/mês e desde o início das atividades do PSP não houve mais nenhuma reclamação sobre atendimento de urgência e emergência na especialidade, registrada em nossa Ouvidoria. Assim como na pediatria, casos que ultrapassam o atendimento ambulatorial, serão regulados e encaminhados imediatamente para unidades credenciadas.
O centro de especialidades vai funcionar em um prédio próprio do Ipasgo, no Setor Universitário, que está sendo reformado, ampliado e adaptado para o serviço. Além da reforma geral, com a troca do piso, telhado, esquadrias, instalações elétricas e hidráulicas, instalação de rede lógica e ar condicionado, o prédio, de 950 m², também está sendo adaptado para cumprir as normas de acessibilidade. Dez consultórios foram construídos, sendo que a obra está em fase final de construção.
Interior do estado – Além do centro de especialidades, o Ipasgo dá início agora no mês de março, ao atendimento ambulatorial em postos do interior do Estado. Ainda está sendo definida a primeira cidade a receber atendimento próprio, mas a ideia é que, gradativamente, o Ipasgo leve o atendimento de pelo menos um profissional, a todos os postos do interior.``>