Interiorização avança e Ipasgo chega a 100 prefeituras conveniadas

Nesta sexta-feira, 27, a professora da rede municipal de Araguapaz, Sandra Mendes, se preparava para realizar um antigo sonho: dar à família a segurança de um plano de saúde.
Ela foi uma das primeiras a buscar informações sobre o convênio firmado entre o Ipasgo e a prefeitura da cidade. No próximo dia 6, quando começam as adesões dos servidores do município ao Ipasgo Saúde, ela deverá se inscrever no plano, junto com o marido e os 2 filhos pequenos. "Quando a gente precisa de assistência à saúde, tem que pagar tudo particular ou recorrer ao SUS, que é muito difícil. Eu mesma estou com um pedido para uma consulta com um ortopedista desde novembro e não consigo. Com o Ipasgo eu penso que vai melhorar muito", disse a professora.
Sandra chega para ser usuária do Ipasgo Saúde num momento emblemático. O convênio assinado nesta sexta-feira com a prefeitura de Araguapaz cravou a marca de 100 prefeituras conveniadas, o que significa que quase metade dos 246 municípios goianos já tem convênio com o Instituto. Um resulltado que confirma o avanço da política de interiorização do Ipasgo e a credibilidade da instituição, reconhecida inclusive pelo governador Marconi Perillo, em solenidade de anúncio de benefícios para os usuários, realizada na última quinta-feira. "Se estamos chegando aos 100 municípios é porque as pessoas estão satisfeitas com o Ipasgo", afirmou o governador.
O convênio com instituições e prefeituras não é novidade . Mas nos últimos 3 anos, a parceria com as prefeituras municipais foi adotada como politica do Instituto, em cumprimento à determinação do governo do Estado de interiorização. De 2012 até agora mais de 40 convênios foram assinados. "Quando o Ipasgo aumenta o número de usuários no município, isso é muito bom, porque incentiva o o laboratório a atender melhor, o prestador a atender melhor, o hospital a aumentar a sua capacidade", explicou o presidente do Instituto Francisco Taveira Neto, durante o evento de assinatura do convênio.
Em Araguapaz, o Ipasgo já conta com 487 servidores públicos estaduais e seus dependentes como usuários. A previsão é de que agora, mais de 70% dos 311 funcionários da prefeitura municipal façam a adesão. Junto com os familiares, a carteira do Ipasgo no município deve mais que dobrar. O número de novos usuários pode parecer não muito expressivo, diante das mais de 600 mil vidas cuidadas pelo Instituto, mas vai fazer uma grande diferença para cada cidadão que for beneficiado com o plano de saúde. "O Ipasgo era um anseio de todos os servidores públicos do município. O desejo de ter o Ipasgo foi aprovado em uma reunião com a aprovação de mais de 70% dos servidores", revelou o prefeito de Araguapaz, Fausto Brito.
Dona Joseli da Mata, merendeira Secretaria de Educação, era uma das serv idoras que também estava na expectativa de aderir ao Ipasgo. "Minha filha já tem o plano e sempre que precisou foi muito bem atendida. Agora quero ver se consigo fazer pra mim também", disse a merendeira.
Durante o evento de assinatura do convênio, toda a população da cidade foi beneficiada com atendimentos de saúde. As profissionais da equipe da Gerência de Ação Preventiva deram orientações sobre saúde bucal com distribuição de kits de escovação, nutrição com medição do IMC (Índice de Massa Corporal), medição de pressão e glicose e exercícios de fisioterapia.
Além dos convênios,o Ipasgo também tem investido em outras frentes para fortalecer o atendimento ao usuário no interior do estado, como a construção e a reforma dos postos em diversos municípios, que agora tem estrutura adequada, para oferecer ainda em 2015, atendimento médico próprio. A busca por hospitais, clínicas, laboratórios e outros estabelecimentos de saúde para integrar ou voltar à rede credenciada é outro esforço que o Ipasgo tem feito neste sentido. Em breve o Instituto deve abrir ainda um novo processo de credenciamento de profissionais exclusivamente para o interior.
A última medida que irá beneficiar diretamente as usuárias do interior do Estado é a Clínica Móvel da Mulher, uma estrutura montada em uma carreta que conta com consultório médico e é equipada para exames que detectam precocemente os principais tipos de câncer que acometem as mulheres: a mamografia e a ultrassonografia. A unidade vai percorrer as cidades goianas, dando preferência àquelas onde não existem clínicas que oferecem os exames.