Pronto Atendimento Pediátrico do Ipasgo chega a mais de 6 mil consultas em março
Maria Auxiliadora, avó da pequena Ana Clara, de 8 anos, levou a neta para ser atendida no Pronto Atendimento Pediátrico do Ipasgo. A menina estava com suspeita de dengue. "Fiquei muito satisfeita com o atendimento, até elogiei para o doutor, pois fomos muito bem atendidas e em pouco tempo de espera. Estou até pensando em trazer a minha outra netinha aqui na parte da tarde, ela está com os mesmos sintomas dessa", disse a avó.
Ana Clara foi uma das crianças atendidas na última quinta-feira, 9, no Pronto Atendimento Pediátrico do Ipasgo, que funciona na Nova Clínica, desde julho de 2014. Com atendimento 24 horas por dia e exclusivo para usuários do Ipasgo, a unidade já realizou em apenas 9 meses de funcionamento, mais de 50 mil atendimentos. Mensalmente, são aproximadamente 6.500 consultas. Dessas, cerca de 140, pouco mais de 2% dos casos, são encaminhados para unidades hospitalares. Na unidade também são realizados exames de diagnóstico por imagem e de análises clínicas e sutura. Há ainda uma sala de observação.
A criação de um pronto atendimento próprio foi a forma encontrada pelo Ipasgo para resolver de vez, o problema da falta de um serviço de urgência e emergência, já que as unidades hospitalares que prestam este tipo de atendimento estão sobrecarregadas e com dificuldades de contratar pediatras.
As crianças que chegam à Nova Clínica passam por uma triagem feita por enfermeiras, para identificar os casos que devem ser tratados com prioridade. Em seguida, é feito o atendimento médico. Nos casos mais complexos, a regulação é feita no próprio Pronto Atendimento e a criança é transferida para hospitais credenciados com estrutura necessária para atendê-la. Duas ambulâncias equipadas com UTI ficam à disposição, para o transporte das crianças. Os principais hospitais que atendem as regulações do Pronto Atendimento Pediátrico do Ipasgo são o IGOPE, o Hospital Infantil de Campinas e o Hospital Garavelo. Em dias normais essas unidades também realizam consultas eletivas, com agendamento prévio.
Miguel Orlando, de 6 meses, passou pela triagem e estava aguardando atendimento médico. A mãe, Carine Menezes, disse que já levou o bebê duas vezes no Pronto Atendimento do Ipasgo e gostou do muito. "Todas as vezes que precisei fui bem atendida, espero não precisar de novo, mas se precisar, trago aqui novamente", disse ela.
A administradora da pediatria, Fabrícia Luiz, disse que a unidade tem sido muito procurada, principalmente no período das férias. "Por conta das férias, muitas crianças chegam doentinhas e o movimento aumentou bastante, mas mesmo assim, conseguimos atender todas adequadamente", informou.
É importante lembrar que o Pronto Atendimento Pediátrico do Ipasgo deve ser procurado somente quando a criança estiver passando mal. Consultas de rotina devem ser agendadas previamente, para evitar sobrecarga no local. Cerca de 100 pediatras são credenciados apenas em Goiânia. Se houver dificuldade, a Central de Agendamento pode ser acionada, pelo 0800.621919 (opção 1) para fazer a marcação.