Usuárias do Ipasgo em Iporá fazem exames de prevenção de câncer

A capital do Oeste de Goiás, Iporá, é a primeira cidade a receber os atendimentos de prevenção de câncer de mama e de colo de útero realizados pela Clínica Móvel da Mulher. A unidade começou os atendimentos na manhã desta terça-feira, 12. A Clínica Móvel é uma estrutura montada em uma carreta, com consultório médico, sala para coleta de material de exame, um mamógrafo e um ultrassom, além de uma equipe especializada na atenção à mulher. Além de consultas e dos exames de mamografia e ultrassonagrafia, se necessário também é colhido material para o exame de Papanicolau.
No evento de abertura dos atendimentos, o diretor de asssistência ao servidor do Ipasgo, Sebastião Ferro, que na ocasião estava representando o presidente do Instituto, Francisco Taveira Neto, falou sobre a importância da prevenção: "O melhor remédio é a prevenção, a nossa intenção é trazer um trabalho eficiente para as usuárias do Ipasgo. O câncer de mama e de útero são patologias que vêm aumentando o número e Iporá não está fora dessa estatística", disse ele.
Também estiveram presentes no evento, o diretor de saúde, Rogério Cândido, o diretor de planejamento e finanças, Fausto Pontes e a secretária de saúde do município, Daniela Salum, que representou o prefeito Danilo Gleic.
Dona Emerenciana Gonçalves, de 83 anos, foi a primeira usuária a ser atendida. A moradora de Iporá, que não fazia exames de prevenção há mais de 5 anos, comemorou a estadia da carreta na cidade. "Eu já não fazia exames de prevenção já tinha muitos anos, quando soube que ia fazer aqui, fiz logo a minha inscrição", disse ela.
Rosilei Alves tem 45 anos e mora na cidade vizinha de Amorinópolis. Ela disse nunca ter feito uma mamografia. "Onde eu moro não tem nenhum aparelho para fazer esses tipos de exames, então fica muito difícil ir para outra cidade. Quando uma colega de trabalho falou sobre essa Clínica, eu liguei logo no Ipasgo e fiz a minha inscrição. É uma oportunidade muito importante que não podemos perder", relatou a usuária.
A Clínica Móvel da Mulher vai percorrer as cidades goianas, com prioridade para aquelas que não tem clínicas credenciadas ao Ipasgo que ofereçam esses exames. Para os procedimentos realizados na Clínica Móvel não há cobrança de coparticipação. Apenas nos casos em que for coletado o material para o exame de Papanicolau, que as usuárias terão que levá-lo a um laboratório, e que haverá a contrapartida. Os exames estão sendo realizados na feira coberta de Iporá, das 8 às 17 horas, até o dia 22 de maio. Mas o atendimento é feito por hora marcada previamente.
A unidade tem capacidade para atender 50 exames de mamografia, 50 de utrassonografia e 50 de Papanicolau por dia. As usuárias devem ter acima de 45 anos. As interessadas ainda podem fazer a inscrição na Regional do Ipasgo em Iporá, na Av Dr Neto s/n, Centro. O telefone é (64) 3674. 3992
``>