Ipasgo adere ao Outubro Rosa
O Outubro Rosa, mês escolhido para estimular as mulheres a lutarem contra o câncer de mama, foi criado nos Estados Unidos, na década de 90 do século passado, na primeira corrida pela cura. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza mundialmente, a luta contra o câncer de mama.
O diagnóstico precoce da doença aumenta consideravelmente as chances de tratamento e cura. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, o INCA, nos últimos anos houve um aumento de 30% no número de exames realizados por mulheres que estão na faixa etária prioritária (50 a 69 anos). O câncer de mama é o mais incidente em mulheres.
Toda mulher deve conhecer seu corpo e realizar o autoexame. Caso sinta alguma alteração, deve procurar um profissional. A idade é o maior fator de risco, mulheres que tem um número elevado de câncer na família devem ficar mais atentas e realizarem exames anualmente. Outros fatores também devem ser levados em consideração como obesidade, sedentarismo, consumo excessivo de álcool, pós menopausa, terapia de reposição hormonal e outros. A mamografia é realizada em mulheres acima de 40 anos.
A política de prevenção implementada pela gestão atual do Instituto dedica uma atenção especial às mulheres. Nesse sentido, foi implantada a Clínica Móvel da Mulher, que percorre as cidades do estado de Goiás, oferecendo exames de mamografia, ultrassonografia e colpocitologia para as usuárias do Ipasgo. Neste mês, a unidade estará nas cidades de Pires do Rio, Bela Vista, Cromínia e Morrinhos, intensificando a campanha de conscientização. A Clínica Móvel da Mulher já esteve em 18 municípios goianos e realizou mais de 1.000 mamografias.
``>