Piauí conhece modelo de gestão implantado no Ipasgo

O modelo de gestão implementado desde 2011 pelo Ipasgo continua sendo considerado modelo para outros institutos do país. As boas práticas na busca pela excelência no atendimento ao usuário têm feito com que gestores de instituições similares venham conhecer a experiência goiana. No mês de maio, o Instituto foi visitado por gestores do IASEP, o Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará. Agora é a vez de uma equipe do IASPI, o instituto que assiste aos servidores do Piauí, vir a Goiás para conhecer o que está sendo feito pelo Ipasgo.

 

Estão visitando o instituto, a diretora geral Daniele Aita, a chefe de gabinete, Jaciara Torres e a assessora jurídica, Kerlya Carvalho. Elas foram recepcionadas nesta segunda-feira, 19, pelo presidente Francisco Taveira Neto e receberam de presente de boas vindas, arranjos de flores confeccionados pelo Programa Ipasgo Preserva, com materiais recicláveis.

 

Em seguida, a equipe esteve com o diretor de Gestão, Planejamento e Finanças, Fausto Pontes da Cruz, que mostrou parte da gestão administrativa do Instituto. À tarde as representantes do IASPI conheceram a área de Tecnologia da Informação do Ipasgo e quiseram detalhes sobre o Ipasgo Fácil, o aplicativo criado pelas equipes da Gerência de Planejamento e Sistemas de Informação, que vem agilizando o contato dos usuários com o Instituto. Em seguida, estiveram com o assessor da diretoria de assistência ao servidor, Lívio Barreto, e na Gerência de Auditoria para ver de perto como funciona o sistema totalmente automatizado de auditagem de solicitações de procedimentos.

 

A médica Daniele Aita, que assumiu o IASPI no último mês de junho, mas conhece profundamente o Instituto, porque é servidora de carreira da instituição, explicou que está em busca de experiências vitoriosas na assistência à saúde dos servidores públicos que possam ser levadas ao Estado nordestino para melhorar o atendimento às cerca de 400 mil vidas cuidadas pelo Instituto. Segundo ela, foi feito um levantamento em todo o Brasil e o Ipasgo foi escolhido, junto com outras 3 instituições para a busca de soluções. Para a escolha, os piauienses levaram em conta a evolução do modelo adotado no Instituto nos últimos anos, o que o colocou como destaque de gestão. Daniele explicou que, em 2011, estava trabalhando em Brasília e acompanhou de perto, a superação da crise pela qual o Ipasgo passou. Por isso, fez questão de vir conhecer como o Ipasgo está atualmente.

 

Até agora o que mais impressionou a diretora do IASPI foi a estrutura de TI mantida pelo Ipasgo e os avanços proporcionados por esse investimento. "Estamos muito distantes nesse aspecto. Nem temos servidores nossos, quem faz esse trabalho são técnicos do governo do Estado, que são 'emprestados' para o Instituto", explicou.

 

O IASPI, foi criado no primeiro semestre de 2015, com o desmembramento do antigo IAPEP, que cuidava da assistência à saúde e da previdência dos servidores públicos. Com a separação, a previdência foi repassada à Secretaria de Administração e a assistência à saúde foi para o novo insitituto.

 

O IASPI responde hoje por quase 70% das vidas que estão sob os cuidados de planos de saúde no Piauí. Um dos desafios é equalizar valores das tabelas para melhorar os resultados do IASPI. Daniele explicou que não é o momento de majorar os valores, por este motivo o Instituto está buscando iniciativas de gestão que possam ser levadas para o IASPI, que melhorem o atendimento sem elevar os custos.

 

A visita da equipe do IASPI termina nesta terça-feira à tarde.

 

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