Piauí conhece modelo de gestão implantado no Ipasgo
Estão visitando o instituto, a diretora geral Daniele Aita, a chefe de gabinete, Jaciara Torres e a assessora jurídica, Kerlya Carvalho. Elas foram recepcionadas nesta segunda-feira, 19, pelo presidente Francisco Taveira Neto e receberam de presente de boas vindas, arranjos de flores confeccionados pelo Programa Ipasgo Preserva, com materiais recicláveis.
Em seguida, a equipe esteve com o diretor de Gestão, Planejamento e Finanças, Fausto Pontes da Cruz, que mostrou parte da gestão administrativa do Instituto. À tarde as representantes do IASPI conheceram a área de Tecnologia da Informação do Ipasgo e quiseram detalhes sobre o Ipasgo Fácil, o aplicativo criado pelas equipes da Gerência de Planejamento e Sistemas de Informação, que vem agilizando o contato dos usuários com o Instituto. Em seguida, estiveram com o assessor da diretoria de assistência ao servidor, Lívio Barreto, e na Gerência de Auditoria para ver de perto como funciona o sistema totalmente automatizado de auditagem de solicitações de procedimentos.
A médica Daniele Aita, que assumiu o IASPI no último mês de junho, mas conhece profundamente o Instituto, porque é servidora de carreira da instituição, explicou que está em busca de experiências vitoriosas na assistência à saúde dos servidores públicos que possam ser levadas ao Estado nordestino para melhorar o atendimento às cerca de 400 mil vidas cuidadas pelo Instituto. Segundo ela, foi feito um levantamento em todo o Brasil e o Ipasgo foi escolhido, junto com outras 3 instituições para a busca de soluções. Para a escolha, os piauienses levaram em conta a evolução do modelo adotado no Instituto nos últimos anos, o que o colocou como destaque de gestão. Daniele explicou que, em 2011, estava trabalhando em Brasília e acompanhou de perto, a superação da crise pela qual o Ipasgo passou. Por isso, fez questão de vir conhecer como o Ipasgo está atualmente.
Até agora o que mais impressionou a diretora do IASPI foi a estrutura de TI mantida pelo Ipasgo e os avanços proporcionados por esse investimento. "Estamos muito distantes nesse aspecto. Nem temos servidores nossos, quem faz esse trabalho são técnicos do governo do Estado, que são 'emprestados' para o Instituto", explicou.
O IASPI, foi criado no primeiro semestre de 2015, com o desmembramento do antigo IAPEP, que cuidava da assistência à saúde e da previdência dos servidores públicos. Com a separação, a previdência foi repassada à Secretaria de Administração e a assistência à saúde foi para o novo insitituto.
O IASPI responde hoje por quase 70% das vidas que estão sob os cuidados de planos de saúde no Piauí. Um dos desafios é equalizar valores das tabelas para melhorar os resultados do IASPI. Daniele explicou que não é o momento de majorar os valores, por este motivo o Instituto está buscando iniciativas de gestão que possam ser levadas para o IASPI, que melhorem o atendimento sem elevar os custos.
A visita da equipe do IASPI termina nesta terça-feira à tarde.
``>