Pronto Atendimento Pediátrico do Ipasgo é ampliado e ganha o nome do médico e ex-governador Henrique Santillo
A unidade, que concentra todo o atendimento de urgência e emergência pediátrica do Instituto, passou a ter o nome do ex-governador Henrique Santillo, que também era médico pediatra e que muito valorizou a saúde pública quando administrava o Estado. Foi Henrique Santillo que construiu o HUGO, o Hospital de Urgências de Goiânia.
Estiveram na solenidade, além do presidente Francisco Taveira Neto, os diretores de saúde, Rogério Cândido da Silva e de Assistência ao Servidor, Sebastião Ferro de Moraes, os diretores da Nova Clínica, Jácio Américo Dantas e Carlos Gomes Ribeiro, os diretores clínico e técnico do Pronto Atendimento, Ivan Isaac e Luís Fernando Boaventura e parte do corpo clínico, o filho do ex-governador, Carlos Santillo, entre outros.
Na inauguração, Carlos Santillo representou a família e se disse emocionado com a homenagem. Ele lembrou que já participou de diversas homenagens ao pai, mas que esta foi especial. "Essa lembrança não é ao político, ao governador, ao deputado, ao conselheiro, é uma homenagem ao pediatra Henrique Santillo, um homem que amou e honrou profundamente essa profissão".
O presidente do Ipasgo, Francisco Taveira Neto, que foi amigo de Henrique Santillo, também falou da emoção de poder emprestar o nome do ex-governador à unidade. E lembrou que o Pronto Atendimento Pediátrico foi pensado para oferecer aos usuários do Ipasgo uma unidade de referência para a especialidade, que tivesse alta resolutividade e que valorizasse o profissional, assim, além de aumentar o valor da consulta, o Instituto também decidiu pela remuneração do plantão. "Nós resolvemos valorizar o indivíduo, o profissional, aquele que faz a clínica como ela deve ser feita", explicou o presidente.
O Pronto Atendimento Pediátrico Dr. Henrique Santillo foi criado em parceria com a Nova Clínica e realiza atualmente cerca de 200 atendimentos por dia, entre consultas, exames e outros procedimentos. O índice de resolutividade da unidade chega a 98,2%, isso significa, que de cada cem crianças que passam pelo local, menos de duas, não têm o problema resolvido ali e são encaminhadas para unidades hospitalares. Durante os horários de maior demanda, das sete da manhã às dez da noite, são 3 pediatras atendendo. Depois desse horário, quando a procura é menor, 2 especialistas ficam à disposição.
Nilza Cândida Barbosa sempre precisa do serviço para a filhinha Ana Júlia, de 1 ano. Ela elogiou a qualidade e a agilidade do atendimento. "Já é a quinta ou sexta vez que trago a Ana Júlia aqui. É sempre muito bom e a gente não espera muito. Isso aqui foi uma benção para as mães", resumiu.
Na ampliação foi construído um novo consultório, mais uma sala de sutura e uma de isolamento, que vai abrigar crianças com suspeita de doenças infecto-contagiosas. Um novo espaço também está sendo erguido para a instalação de mais 6 boxes de observação, que servem para condutas simples, como a hidratação, e para espera, nos casos de transferências para unidades hospitalares. Junto com os já existentes agora, são 12 boxes, número suficiente para atender a demanda. A atual sala de classificação de risco também foi transferida para um novo local, mais amplo e confortável.
``>