Dia da Qualidade lembra os 13 anos de certificação do Ipasgo

Você sabia que existem um mês, uma semana e um dia para celebrar a Qualidade? Sim, existem. E definidos pela ONU, a Organização Mundial da Nações Unidas. Mundialmente, o mês de novembro e a segunda quinta-feira do mês são dedicados à "Qualidade".

E você deve estar se perguntando o porquê de se ter uma data específica para a "Qualidade". A ideia foi contribuir para a conscientização das pessoas e organizações sobre a importância de ter a "Qualidade" como aliada no crescimento das empresas e nações.

O termo qualidade está presente diariamente em nossas vidas, geralmente como algo positivo. Sempre que vamos classificar um produto, serviço, os elementos da natureza (nunca ouviu falar em qualidade da água, do ar, da terra?) e mesmo nossa vida, pensamos na sua qualificação: bom, ruim, ótimo, péssimo...

E esses conceitos começaram a ser levados à gestão das empresas e instituições. Desde meados do século XX, a qualidade passou a ter uma definição baseada em conformidades, ou seja, estabeleceu-se padrões mínimos para que produtos e serviços tivessem a qualidade exigida pela sua utilização, devendo ter características que lhe dessem o valor devido.

A busca da qualidade levou à criação de órgãos certificadores para definir os padrões de qualidade, como a ISO 9001, IS0 14001, SA 8000 e PRODIR, incentivando as empresas a criarem sistemas de gestão de qualidade, fazendo um controle em produtos e serviços que lhe dessem a garantia de qualidade junto aos clientes.

Em 1999, um grupo de colaboradores do Ipasgo despertou para a necessidade de implementação de um sistema de gestão da qualidade no Instituto. A alta direção abraçou a ideia e em 2002, o Ipasgo recebeu a certificação ISO 9001:2000, pelo Instituto de Certificação Qualidade Brasil. Atualmente o Ipasgo é o único órgão do governo do estado de Goiás que mantém um Sistema de Gestão da Qualidade. E no ano passado, o Instituto recebeu a Recertificação do ICQ-Brasil.

Importante salientar que a certificação do Ipasgo só é mantida, ano a ano, pelo envolvimento e comprometimento de todos, desde o colaborador das mais simples funções até a diretoria da instituição.

Portanto este é um momento para se reconhecer o trabalho, o comprometimento das pessoas, os resultados alcançados e, também, para incentivar o fortalecimento da cultura focada na satisfação dos clientes e na melhoria contínua dos processos. Mas, principalmente, é uma data para se valorizar o trabalho dos profissionais da Qualidade.

Que tenhamos a certeza de que a Qualidade hoje não é apenas um conceito mercadológico e sim uma grande ferramenta levada a todos, de forma a contribuir na conscientização das pessoas e no desenvolvimento das organizações. Portanto este ano, o dia 12 de novembro marca uma data não apenas para comemorar mas também para reconhecer, que quando buscamos a excelência, nos desenvolvemos e quando nos desenvolvemos, nos qualificamos e como resultado final, temos o reconhecimento dos nossos clientes/usuários e da sociedade.

É também momento de agradecer: aos consultores que, por meio de seus conhecimentos, nos auxiliaram na implantação do SGQ Ipasgo, aos profissionais da Qualidade, auditores internos, colaboradores, bem como aos presidentes e diretores que também acreditaram e acreditam na Gestão da Qualidade, processo que já se mantém há 14 anos neste Instituto.

Enfim, a Coordenação de Gestão da Qaulidade deixa aqui uma mensagem de CELEBRAÇÃO DA QUALIDADE. Comemore você também, pois a Qualidade é, com certeza, um grande incentivo para um amanhã melhor! Pense nisso!!!!
``>

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.