Caminhada de colaboradores e usuários do Ipasgo une solidariedade e saúde

Colaboradores e usuários do Ipasgo se reuniram na manhã desta segunda-feira, 30, para uma caminhada em prol da saúde e da solidariedade. O ato marcou o encerramento das atividades de prevenção ao câncer de próstata e do diabetes do Novembro Azul, no Instituto. Além disso, a caminhada também serviu para intensificar a arrecadação de alimentos para as vítimas do rompimento da barragem de Fundão, em Minas Gerais.

O saldo foi uma grande quantidade de roupas, calçados, fraldas descartáveis, brinquedos, alimentos, dentre outros produtos, doados para a campanha. Depois do ato de solidariedade, as pessoas puderam medir a glicemia e aferir a pressão arterial, antes de iniciar a caminhada em torno do Parque Areião.

Na abertura do evento, o diretor de planejamento, gestão e finanças, Fausto Pontes, lembrou que o tratamento do câncer é muito agressivo, e o Ipasgo tem buscado reduzir o sofrimento dos usuários acometidos da doença, com ações igualmente agressivas de detecção precoce dos tumores.  "A Clínica Móvel da Mulher é uma dessas iniciativas que visa prevenir, descobrir a doença no estágio inicial, quando as chances de cura são maiores", ressaltou.   

Novembro Azul - Em todo o mundo a cor azul é usada nas campanhas de prevenção ao câncer de próstata e o diabetes, e no Brasil o mês é dedicado à promoção de iniciativas que lembrem a importância de se antecipar à ocorrência e/ou da detecção precoce das enfermidades. E o Instituto, responsável pela assistência à saúde de cerca de 600 mil pessoas, não poderia ficar de fora dessa campanha. Desde o dia 1º de novembro, a iluminação externa do prédio sede do Instituto está na cor azul e  para fechar o mês de alerta para as doenças, o Ipasgo realizou a caminhada.  

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes já são mais de 12 milhões de pessoas com diabetes, muitas sem diagnóstico e a maioria com controle inadequado, tendo que lidar com as graves consequências dessa situação.

Já o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma), no Brasil, segundo o INCA, o Instituto Nacional do Câncer. Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

Campanha para Minas – Os colaboradores e usuários que participaram da caminhada,  exercitaram também a ajuda ao próximo. E fizeram doações para a campanha de ajuda às vítimas do rompimento da barragem de Fundão, em Minas Gerais. Mas a arrecadação de donativos segue até o próximo dia 11.
Segundo o diretor de saúde do Ipasgo, Rogério Cândido da Silva, quem quiser fazer doações para a campanha, mas não puder trazer até o Ipasgo, basta entrar em contato, que o Instituto vai buscar a oferta. "Basta ligar no telefone 3238.2477 e solicitar a busca. Estou muito otimista que essa campanha vai ter um grande sucesso e poderemos ajudar bastante nossos irmãos de Minas", disse ele.


A campanha "Ipasgo em apoio à Minas: um laço de solidariedade" tem como parceiros o Detran e o Centro Cultural Oscar Niemeyer, na entrega das doações. A Polícia Militar, através do 7º Batalhão, também vai participar, fazendo a escolta dos caminhões que farão a entrega. O material arrecadado será levado à cidade de Barra Longa e entregue ao grupo "Love Movement", que desde o início da tragédia, está trabalhando na recuperação do município.


 

``>

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.