Campanha no Ipasgo vai reforçar os estoques do Hemocentro para as férias
A iniciativa visa, além de aumentar os estoques do banco de sangue público, ajudar a promover a cultura da doação. O Hemocentro de Goiás é responsável pelo fornecimento de hemoderivados a todos os hospitais públicos do Estado de Goiás, que somam cerca de 90 unidades. Para se ter um ideia da demanda só o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) necessita de cerca de mil bolsas de sangue mensalmente. O Hemogo tem capacidade para receber até 250 doadores todos os dias e para armazenar até mil bolsas de sangue. No entanto, apenas de 60 a 90 pessoas buscam o banco dispostas a doar sangue diariamente.
Os interessados em doar sangue devem levar um documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 kg, não devem estar em jejum, evitar consumo de alimentos gordurosos, não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação, não fumar 2 horas antes e ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior. As pessoas que fizeram endoscopia ou colonoscopia nos últimos seis meses e/ou cirurgia há menos de um ano também não podem doar. As equipes do Hemocentro fazem a triagem, verificação de pressão arterial, temperatura, pulso, peso, dosagem de hematócrito (teste de anemia) e uma entrevista com o candidato para saber se ele está apto a doar.
Esta é mais uma ação de responsabilidade social do Ipasgo, que realiza pelo menos duas campanhas de doação de sangue todos anos desde 2014. As datas escolhidas são sempre próximas a feriados ou férias escolares, períodos que os bancos de sangue de todo o país mais precisam dos hemoderivados. Em Goiás, além das férias, a alta temporada do Araguaia leva muita gente a pegar as estradas rumo às praias do rio, o que, infelizmente, leva à ocorrência de mais acidentes, intensificando também a demanda por sangue dos hospitais.
Mais informações sobre a campanha pelo telefone 3238.2447.