Campanha no Ipasgo coleta 65 bolsas de sangue para o Hemocentro

O Ipasgo e o Hemocentro de Goiás realizaram nesta quinta-feira, 23, a 5° campanha de doação de sangue no Instituto. A unidade móvel coletou 65 bolsas de sangue de colaboradores e usuários.

O HEMOGO é responsável pelo fornecimento de sangue de todos os hospitais públicos do Estado de Goiás, que somam cerca de 90 unidades. A parceria entre o Ipasgo e o hemocentro tem como objetivo contribuir com a demanda que o banco de sangue tem diariamente e ajudar a conscientizar colaboradores, usuários e a população em geral sobre a importância de doar sangue.

O Hemocentro tem capacidade para receber até 250 doadores todos os dias e para armazenar até mil bolsas de sangue. No entanto, apenas de 60 a 90 pessoas buscam o banco dispostas a doar sangue diariamente.

Desde 2014 o Ipasgo realiza esta campanha de doação de sangue, a intenção é que aconteça pelo menos duas vezes ao ano. As doações acontecem sempre perto de alguma data comemorativa ou férias, com a intenção reforçar os estoques do hemocentro, pois nessa época fluxo de pessoas que pegam a estrada aumentam, causando um número maior de acidentes.

Seja você também um doador de sangue, procurando algum banco de sangue mais próximo de você. Os interessados em doar devem ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 kg, não devem estar em jejum, evitar consumo de alimentos gordurosos, não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação, não fumar 2 horas antes e ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior. As pessoas que fizeram endoscopia ou colonoscopia nos últimos seis meses e/ou cirurgia há menos de um ano também não podem doar. As equipes do Hemocentro fazem a triagem, verificação de pressão arterial, temperatura, pulso, peso, dosagem de hematócrito (teste de anemia) e uma entrevista com o candidato para saber se ele está apto a doar.

Confira as unidades do Hemocentro em Goiás:

Goiânia
Hemocentro coordenador Goiânia