Portais do Ipasgo terão navegação mais fácil e mais segura

Na próxima semana usuários, prestadores e colaboradores que acessam o site do Ipasgo vão notar algumas diferenças nos portais do Instituto. Desde 2014, a Gerência de Planejamento e Sistemas de Informação vem desenvolvendo uma série de inovações para o site. Paralelo a isso, a equipe de TI percebeu que o acesso aos portais (Prestador, Colaborador e Cliente) poderia ser melhorado e otimizado, de forma que a navegação ficasse mais fácil, mas ao mesmo tempo, mais segura.

 

Assim os Portais foram reformulados, ganharam novas funcionalidades e os serviços mais acessados foram centralizados num único local. Verifiquem as principais novidades:

 

Portal do Prestador:

 

Ao acessar o site, o prestador entra na página inicial que continua sendo de "Comunicados" e aberta ao público. Para entrar na área restrita ele vai "logar" com número de matrícula e senha. A página que vai abrir a seguir vai conter os principais serviços acessados pelo Prestador, agora bem mais visíveis. Logando a primeira vez, não será mais necessário, por exemplo que a cada guia emitida, o operador do sistema, tenha que colocar matrícula e senha novamente.

 

O prestador também terá a opção de fazer algumas alterações cadastrais no próprio site, como a alteração de e-mail, telefone e endereço. Neste último caso os documentos exigidos para a mudança, como o alvará da vigilância sanitária, poderão ser digitalizados e enviados eletronicamente. A Gerência de Credenciamento recebe a documentação e homologa, ou não, a alteração. Atualmente o prestador tem que se deslocar até a sede do Ipasgo para fazer essas alterações.

 

O novo portal vai permitir também que cada funcionário dos estabelecimentos prestadores de serviço tenha sua própria senha individual. Hoje a senha de um prestador pessoa jurídica é única, sendo que todos os funcionários de todas as áreas possuem a senha. Agora cada colaborador terá que se cadastrar e além da senha individual, só terá acesso à sua área de atuação, que será dividida entre atendente e faturista.

 

No caso de desligamento do funcionário, o estabelecimento não precisará mais trocar a senha de todos os outros, bastando bloqueá-lo no próprio sistema.

 

Portal do Cliente:

 

O Portal do Cliente também terá os serviços mais acessados centralizados na primeira página, como a emissão de guias, consulta a processos e contribuições e acompanhamento de procedimentos em auditoria. Em caso de débitos vencidos, ele também poderá fazer a atualização e emissão do boleto para pagamento. Todos esses serviços já estão disponíveis atualmente no site, porém em vários locais, o que causa confusão exige que o usuário tenha que fazer login várias vezes, dentre outros transtornos. Agora estará tudo concentrado no Portal.

 

A maior novidade para o usuário será a possibilidade de alteração de dados cadastrais do titular e dos dependentes. A cada vez que ele fizer atualização de telefone, endereço ou e-mail, o SIG Vidas, sistema de cadastro de usuários também será atualizado automaticamente.

 

O Portal também terá a opção de ajuda interativa, que vai ajudá-lo a utilizar os serviços.

 

Portal do Colaborador:

 

O Portal do Colaborador substituirá o Portal de Sistemas, que atualmente é o ambiente que concentra os sistemas aos quais o colaborador tem acesso. Vai diminuir o número de logins que o funcionário tem que fazer.

 

Quando os novos portais forem disponibilizados, o menu atual com os serviços já oferecidos, será mantido durante um período até que os usuários dos sistemas se acostumem com o novo modo de acesso.

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