Mais de 600 pessoas já foram atendidas na unidade ambulatorial do Ipasgo
Todas as vezes que a aposentada Vanda Santana precisava de um endocrinologista tinha que esperar 2, até 3 meses para se consultar. Mas a última consulta ela conseguiu agendar com apenas uma semana de espera. "Ficou bem mais ágil. Estou satisfeita." Vanda é uma das 631 pessoas atendidas na Unidade de Atendimento Médico Ambulatorial, nos primeiros 15 dias de funcionamento. O novo serviço foi inaugurado oficialmente pelo governador Marconi Perillo na semana passada, mas já está de portas abertas desde o último dia 15, quando iniciou as atividades em caráter experimental.
A unidade foi criada para atender usuários que necessitam de atendimento em especialidades que contam com poucos profissionais na rede credenciada, o que sempre gerou demora e diversas reclamações na Ouvidoria do Instituto. O Ipasgo selecionou essas especialidades com maior demanda e número reduzido de profissionais: geriatria, neurologia, reumatologia, endocrinologia, mastologia e alergia. Para as crianças, cardiopediatria, endocrinopediatria, neuropediatria, gastropediatria, pneumopediatria e nefropediatria. A unidade terá ainda 2 consultórios de obstetrícia, para o pré natal das usuárias gestantes, que também já terão encaminhamento para o parto nas maternidades credenciadas.
A unidade funciona de segunda a sexta-feira das 7h da manhã às 7h da noite e as consultas são marcadas exclusivamente pela Central de Agendamento, no 0800.621919. 37 médicos atendem em regime de plantão de 6h, das 7h à 1h da tarde e de 1h da tarde às sete da noite. O prédio, que antes abrigava o arquivo do Ipasgo, foi todo reformado e adaptado às normas de acessibilidade. A obra, que custou cerca de R$ 435 mil, foi toda custeada com recursos próprios do Instituto.
Apesar do agendamento e da confirmação feita um dia antes, o alto índice de faltas às consultas tem preocupado o coordenador de atendimento da unidade, Weber França. Ele explica que quando as pessoas não comparecem ao horário marcado, podem estar prejudicando outro paciente que está precisando da consulta. "Além disso, o profissional fica ocioso, o que não é positivo nem para o usuário, nem para o médico, nem para o Ipasgo". O índice geral de ausências da unidade está em cerca de 20%, mas em algumas especialidades, como a endocrinologia, já chegou a 40%, em alguns dias. Weber orienta os usuários que não puderem comparecer que liguem na Central de Agendamento para avisar, porque dessa forma, outro paciente será atendido.
A Unidade Ambulatorial de Especialidades do Ipasgo está instalada à Rua 229 número 130 – Setor Leste Universitário, em Goiânia.
``>