Ipasgo alerta usuários sobre golpe em hospitais
O golpe acontece da seguinte forma: quando um paciente se interna em uma UTI e necessita de algum procedimento, a unidade hospitalar faz a solicitação do exame ou cirurgia. O plano tem um prazo para fazer a autorização. Nesse meio tempo alguma pessoa que tem acesso aos dados da pessoa, como nome, plano de saúde e o procedimento solicitado, entra em contato com a família, se passando por médico e informa que o Ipasgo não autorizou o procedimento e que é necessário que a família deposite uma certa quantia para que o paciente tenha o atendimento. O golpista passa então o número de uma conta bancária para depósito do valor. E costuma usar ainda a estratégia de citar, reiteradas vezes, da necessidade urgente do procedimento ser realizado. Felizmente nos casos que chegaram ao conhecimento do Ipasgo, os familiares desconfiaram e quando buscaram informações no hospital, descobriram a tentativa de estelionato.
E esse é o comportamento correto: se você tem um paciente internado em UTI e recebe esse tipo de ligação, antes de qualquer coisa, entre em contato com a unidade hospitalar para confirmar a veracidade da história. "O Ipasgo tem até 48 horas para liberar um procedimento. Nesse período então, é importante que se houver algum contato nesse sentido, que o familiar confirme no hospital ou mesmo no Teleatendimento do Ipasgo", explica o assessor da diretoria de assistência ao servidor, Lívio Barreto.
Como esse tipo de golpe se trata de um crime de estelionato, é importante ainda que as vítimas, ainda que não tenham cedido, registrem uma ocorrência policial para que o caso seja investigado.``>