Ipasgo realiza palestra em apoio ao Setembro Amarelo
A campanha de prevenção ao suicídio foi iniciada em 2014, pelo Centro de Valorização a Vida – CVV – e tem como objetivo mobilizar o maior número de pessoas possíveis para quebrar o tabu sobre esse assunto.
O psiquiatra Henrique do Prado, que conduziu a palestra, mostrou que o número de casos de suicídios no Brasil está crescendo. "O Brasil está entre os 10 maiores países em números absolutos no suicídio", explicou. E ainda falou sobre os motivos que levam as pessoas a cometer esse ato. "A maior causa do suicídio está relacionada a algum transtorno psiquiátrico, como mudanças repentinas de humor, a bipolaridade, depressão e também ansiedade".
De acordo com psiquiatra, várias atitudes podem e devem ser tomadas para evitar esse comportamento e a primeira delas é não ter receio de falar sobre o ele. "A melhor maneira de ajudar uma pessoa que tem predisposição ao suicídio é falar sobre ele. Foi criado um tabu em cima desse problema que nos afasta de ajudar quem precisa", disse ele. Segundo o CVV – a cada dez pessoas que cometeram suicídio, oito deram algum tipo sinal que estavam prestes a cometer. Portanto, a pessoa que manifesta essa vontade, nunca deve ser ignorada.
A Organização Mundial de Saúde aponta que todos os dias, 32 pessoas tiram a própria vida, sendo o suicídio considerado um problema de saúde pública.
Várias pessoas participaram da palestra e discutiram sobre o assunto. Também foram distribuídos entre os colaboradores folhetos e adesivos como forma de alerta.