Campanha de doação de medula óssea celebra Setembro Verde no Ipasgo
Durante todo o dia uma equipe do Hemocentro esteve no Instituto fazendo o cadastro de colaboradores e demais pessoas interessadas em ser doadores. No total, 122 pessoas fizeram o cadastro, que é rápido e simples. Na hora do cadastro também foi colhida uma pequena amostra de sangue para exames de compatibilidade. A ficha vai compor o REDOME, o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea, um cadastro único de todo o país.
A campanha no Ipasgo foi reforçada por Cristiane Cunha, mãe da menina Aninha, que tem leucemia e precisa de um doador de medula. Ela, que lançou uma campanha nas redes sociais para tentar encontrar um doador compatível com a filha, fez questão de parabenizar pessoalmente a iniciativa do Ipasgo. (Se você quiser saber mais sobre o caso procure no google #todospelaAninha)
A doação – Uma vez cadastrado no REDOME, se for identificada compatibilidade com uma pessoa que necessita de transplante de medula, o doador será contatado e fará novos exames para confirmar se é mesmo compatível com o possível receptor e para verificar o estado de saúde. Se tudo der certo esse houver consentimento do doador, a doação é efetivada. Quando há necessidade de deslocamento para outra cidade para o procedimento, as despesas com transporte, alimentação e estadia são pagas pelo Ministério da Saúde. Atualmente o REDOME conta com mais de 3.700 milhões de doadores cadastrados e é o terceiro maior banco de doadores de medula óssea do mundo, sendo o maior banco com financiamento exclusivamente público.
É bom lembrar que não é fácil achar um doador compatível, já que no Brasil as chances de compatibilidade é de 1 em 100 mil. Por isso quantos maior o banco de doadores, maiores as chances de quem precisa, encontrar um doador compatível.
A medula é retirada de ossos do interior dos ossos da bacia, por meio de punções. O procedimento é feito em centro cirúrgico com o paciente sob anestesia. Não é dolorido e nos 3 dias seguintes podem ocorrer apenas alguns desconfortos, que são amenizados com analgésicos.
Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos com boa saúde pode doar medula óssea e salvar uma vida!