54 anos do Ipasgo são marcados por conquistas para os usuários
O Ipasgo foi criado em 1962, pelo então governador Mauro Borges como Instituto de Previdência e Assistência do Servidor Público, passou por muitas transformações neste período. No início, além da previdência, somente a assistência médica era oferecida aos servidores públicos e suas famílias. Na comemoração do primeiro decênio, o Ipasgo passou a oferecer também serviços odontológicos. E aos poucos outros serviços foram sendo ofertados pelo Instituto: nutrição, fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, cobrindo assim todas as áreas de atenção à saúde de seus usuários.
Em 2008, com a criação da Goiasprev, o Ipasgo passou a se dedicar exclusivamente a assistência à saúde e nos últimos anos o Ipasgo vem, gradativamente, melhorando a assistência aos segurados, com diversas ações. O usuário já não paga coparticipação nas quimioterapias e radioterapias, que são procedimentos de altíssimo custo. Isso significa que o Ipasgo está custeando integralmente todo o tratamento de câncer de seus usuários, independente do vínculo com o Instituto.
O atendimento em pediatria é outro orgulho do Instituto e de seus usuários. O pronto atendimento pediátrico dr. Henrique Santillo é uma unidade própria que atende urgências e emergências dos nossos pequenos usuários. Médicos pediatras atendem 24 horas, todos os dias da semana, em uma estrutura que conta com classificação de risco, box para observação, sala para sutura e ainda, exames clínicos e de imagem. O serviço de primeiro atendimento apresenta mais de 98% de resolutividade, o que significa que de 100 crianças atendidas no pronto-socorro, apenas 2 têm que ser encaminhadas para hospitais, sendo que a regulação também é feita no local e o transporte, em uti móvel, sem nenhum custo para o usuário.
Outra ação que veio atender o usuário que se queixava na ouvidoria do Instituto, foi a implantação da unidade ambulatorial de atendimento médico, mais um servico próprio que garante atendimento em especialidades com poucos profissionais no mercado. De segunda a sexta-feira, são feitas consultas em 13 especialidades, entre elas seis pediátricas. Em 4 meses de funcionamento, mais de 6 mil e 600 consultas foram realizadas.
Ação preventiva - se antecipar às doenças ou fazer o diagnóstico precoce é a meta da área de prevenção do Ipasgo. Nesse sentido, vários programas são oferecidos aos usuários, sendo o principal, a Clínica Móvel da Mulher, uma unidade itinerante que percorre o interior do estado fazendo exames capazes de detectar os tumores que mais atingem as mulheres: de mama, de úteros e ovários.
Inovação tecnológica – o investimento em tecnologia da informação vem dando ao usuário cada vez mais comodidade para resolver os problemas sem ter que sair de casa. No site e no aplicativo Ipasgo fácil, vários serviços estão disponíveis, sendo o principal, a marcação de consultas sem a necessidade de interferência de terceiros.
A maior realização dessa gestão – o Hospital do Servidor Público vem coroar esse grande esforço de gestão que está sendo feito para se alcançar a excelência no atendimento ao usuário ipasgo. A unidade deve entrar em funcionamento nos próximos meses; a obra física segue para a finalização. O HSP vai ser um hospital geral apto a atender a média e alta complexidades. Uma estrutura completa com consultórios, banco de sangue, centro cirúrgico, utis, área de urgência e emergência; e onde serão realizadas consultas, cirurgias, quimioterapias, exames clínicos e de imagem, entre outros procedimentos. A intenção é que o usuário tenha a tranquilidade de saber que em qualquer situação, seja emergencial ou não, está garantido o atendimento em uma unidade própria e com toda estrutura necessária.
Todas essas e outras realizações que estão sendo feitas e que ainda virão, nos dão a certeza de que neste aniversário do Ipasgo, você usuário, é o motivo de nossa comemoração!
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