Outubro Rosa termina, mas a prevenção continua

Outubro chega ao fim, mas no Ipasgo a prevenção ao câncer de mama continua com a ação da Clínica Móvel da Mulher pelo interior do estado. Em 17 meses de atuação, a unidade volante já percorreu 57 cidades do interior do estado oferecendo mamografia, citologia e ultrassonografias às usuárias do Instituto. Esses exames podem sinalizar alterações importantes no organismo e serem o início da investigação de tumores que mais atingem as mulheres: de mama, de útero e de ovários.

 

Apesar do foco ser a detecção desses três tipos de câncer, as ultrassonografias acabam apontando sinas de tumores em outras partes do corpo ou ainda de outras doenças, como cálculos biliares, cistos e distúrbios da tireoide. Desde o início da atuação da unidade, quase 300 tiveram o diagnóstico confirmado de câncer e de outras doenças por exames complementares. 11 mulheres passaram por cirurgia no útero, 4 nos ovários e 12 na mama. Seis usuárias fizeram operação na tireoide e outras 4, fizeram a extração da vesícula. Outras 4 estão em processo de quimioterapia. 241 pacientes não precisaram passar por cirurgia, mas estão em tratamento com medicamentos e acompanhamento médico.

 

Um caso emblemático detectado na unidade foi da aposentada Maria Gomes de Lima, de 63 anos. Na cidade onde mora, Cristalina, não há nenhuma clínica que tenha mamógrafo. Ela aproveitou a estadia da unidade no município para fazer o exame, que mostrou uma alteração na mama esquerda. Exames complementares confirmaram o diagnóstico de câncer de mama em estágio inicial. No mês de julho ela fez a cirurgia para a retirada do nódulo e em seguida, sessões de quimioterapia complementaram o tratamento.

 

O câncer de mama - No Brasil milhares de mulheres morrem de câncer todos os anos, pela falta de um diagnóstico precoce, por isso a prevenção é tão importante. De acordo com o Inca – Instituto Nacional de Câncer – o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e também o que mais leva a óbito. Ainda segundo o Instituto, quando detectado em fase inicial a grande maioria dos casos tem chance de cura. A recomendação do Ministério da Saúde para realizar mamografia é para mulheres acima de 50 anos, mas os outros exames preventivos podem e devem ser feitos em qualquer idade. Na Clínica Móvel da Mulher as usuárias com 40 anos ou mais já podem fazer a mamografia.

 

Nesta semana, a unidade está atendendo as usuárias da cidade de Itapuranga e na semana que vem será a vez do município de Piranhas receber a Clínica Móvel.

``>

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.