Reunião avalia Sistema de Gestão da Qualidade
Além do presidente, Francisco Taveira Neto, dos diretores, os 11 gerentes e alguns coordenadores e supervisores participaram da reunião. Este ano o encontro aconteceu no auditório do Hospital do Servidor Público, que ainda não está pronto, mas foi preparado de forma improvisada para sediar o evento. A ideia foi mostrar a unidade aos colaboradores que ainda não conheciam e segundo o presidente do Ipasgo "que eles comecem a ter um sentimento de pertencimento ao hospital".
Na abertura da reunião foi exibido um vídeo mostrando a importância dos conceitos da Gestão da Qualidade em grandes corporações e os efeitos negativos, inclusive com a perda de vidas humanas, quando esses conceitos são ignorados ou neglicenciados.
Entre as melhorias no ano de 2016 apresentadas, um dos destaques foi a criação da Unidade de Atendimento Médico Ambulatorial, que já realizou mais de 8.300 consultas em 13 especialidades extremamente sensíveis, pela falta de profissionais no mercado. Em algumas, os usuários tinham que aguardar até por 6 meses por uma consulta, como a geriatria. Hoje, na Unidade, a consulta para a especialidade é agendada com no máximo, 30 dias de espera. A avaliação dos primeiros meses de funcionamento levou ainda a uma readequação do atendimento. E no mês de janeiro, o serviço vai estar oferecendo mais um plantão de alergia e de endocrinopediatria.
Outra boa notícia anunciada na Análise Crítica foi que apesar dos novos serviços implementados e benefícios concedidos aos usuários, como a isenção da coparticipação na quimioterapia e radioterapia, os custos com a assistência continuam controlados e permitindo novos investimentos, como a construção do Hospital do Servidor Público.
Para o usuário do interior do estado, foram diversos benefícios em 2016, como o credenciamento do Hospital Evangélico de Goianésia e a inclusão de novos serviços no Centro Médico Cirúrgico de Catalão, no Hospital Pe. Tiago, de Jataí, no Hospital São Carlos, em Goianésia e na UTI Santa Luzia, em Luziânia. Outra notícia animadora para usuários do interior, é o início do atendimento ambulatorial nos postos do Ipasgo em diversas cidades goianas. Em Ceres um médico já está atendendo e em Nova Glória e Uruana, terá início nos próximos dias.
No encerramento do evento os diretores reiteraram as melhorias que estão sendo conquistadas para os usuários. O diretor de gestão, planejamento e finanças, Fausto Pontes, lembrou que tudo está sendo feito com muita responsabilidade. "Em 2017 vamos continuar fazendo, sempre com o cuidado que o dinheiro do nosso usuário merece".
O diretor de saúde também falou sobre a importância de agir, buscando conciliar a melhoria para o usuário e a economia para o Instituto. Nesse mesmo sentido foi a fala do diretor de assistência ao servidor, Romeu Kuabara. "Nesse próximo ano queremos avançar mai, mesmo com todas as mudanças que estão vindo por aí, com os novos gerentes que estão chegando", disse ele.
O presidente Francisco Taveira Neto falou sobre a necessidade de se reconhecer o tamanho e a qualidade do Ipasgo. Ele contou que esteve num encontro de instituições congêneres em Belém, Pará, do qual participaram 14 institutos estaduais e outros municipais e dentre todos, o Ipasgo era o único autossustentável. "Só nós andamos com nossas próprias pernas e não recebemos recursos do governo". E lembrou da importância de todos valorizarem essa situação. Por fim Taveira Neto também citou a relevância do equilíbrio das contas e a excelência na gestão para se fazer novos investimentos, entre eles, colocar o hospital em funcionamento. "Gostei de tudo que vi aqui, do desprendimento dos gestores, de tudo que está sendo feito no Ipasgo. Vamos continuar sonhando juntos. A chance que temos no Ipasgo de fazermos o bem é enorme. E isso é somente fazer valer o direito dos usuários".
``>