Grupos de prevenção continuam com inscrições abertas
Uma das principais inovações dos programas em 2017 é o acompanhamento individual dos participantes também por médicos, além dos outros profissionais de saúde, que já faziam parte da equipe. Os profissionais analisam as necessidades de cada participante e fazem os agendamentos das consultas. No total 3 médicos entraram nos programas: um clínico geral, um cardiologista e um geriatra. Se algum participante precisar de acompanhamento com mais de um médico, os agendamentos serão feitos no mesmo dia. Sobre essas consultas não haverá incidência de coparticipação.
A partir desse ano, ao final de cada grupo, a equipe de saúde preventiva vai fazer uma avaliação com cada participante e aqueles que ainda não conseguiram atingir seus objetivos vão continuar tendo acompanhamento dos profissionais de saúde. "A ideia é criar um vínculo com o participante para que ele alcance a meta desejada, seja parar de fumar, seja emagrecer ou outro objetivo proposto", detalha a gerente de ação preventiva, Josi Anny Antunes.
Para os participantes de todos os grupos, a gerência de ação preventiva também oferece uma caminhada toda quarta-feira, às 8h da manhã, no Parque Areião. Com orientações de nutricionistas e fisioterapeutas, a iniciativa visa incentivar a prática do exercício físico como parte dos esforços em prevenir doenças.
Programas – No total, este semestre serão 4 grupos de saúde preventiva:
- Ipasgo no Apoio à Mãe e Bebê – direcionado a futuras mamães que querem informações sobre assuntos como pré-natal, parto e cuidados com o recém-nascido. Tem duração de uma semana, com encontros diários de 3 horas. Os papais também podem participar.
- Ipasgo sem Tabaco – grupo para fumantes que querem ou precisam parar de fumar. As oficinas são quinzenais com acompanhamento multiprofissional.
- Ipasgo na Prevenção à Obesidade - destinado aos usuários que desejam conhecer mais sobre temas relativos a sobrepeso/obesidade e desenvolvimento de hábitos saudáveis.
- Ipasgo na Terceira Idade – programa que visa oferecer atividades e saúde e lúdicas a usuários com mais de 60 anos. Este projeto tem um formato totalmente diferente dos demais: é um grupo permanente e terá, além dos atendimentos de saúde, atividades diversas, como musicoterapia, jogos e atividades físicas. Para participar do grupo da Terceira Idade basta ser usuário do Ipasgo e ter mais de 60 anos. Os encontros são mensais.
As reuniões dos grupos de prevenção acontecem no prédio da Avenida Araguaia esquina com a rua 2, no Centro.
``>