Alimentação saudável é possível, mesmo para quem come fora de casa

Colaboradores do Ipasgo puderam conferir na manhã desta sexta-feira, dicas para preparar uma refeição saudável, que possa ser consumida no trabalho, durante a palestra "Marmitas Saudáveis – Mitos e Verdades". A palestra foi proferida pela nutricionista, Lara Pimenta, que faz parte do quadro de profissionais da Coordenação de Atenção ao Colaborador do Ipasgo.

 

Segundo o gerente de gestão de pessoas, Gerson Rodrigues, que fez a abertura do bate papo, o tema foi escolhido pela grande demanda de pessoas que trazem comida de casa para almoçarem no trabalho. De acordo com o gerente, foi feito um levantamento que constatou que mais de 400 colaboradores almoçam diariamente no refeitório do Instituto.

 

A nutricionista começou explicando que para ter uma alimentação saudável a pessoa não precisa se privar do que ela gosta de comer "Muitas pessoas acham que reeducação alimentar é se privar de alguns alimentos e isso não é verdade. Basta a pessoa manter o equilíbrio", disse ela.

 

Ainda de acordo com Lara Pimenta, uma alimentação saudável e equilibrada exige planejamento, organização, disciplina e variedade de alimentos: "Uma marmita saudável precisa conter um tipo de carboidrato, uma proteína, uma leguminosa, além de legumes e saladas a vontade".

 

Lara ainda explicou alguns mitos e verdades sobre a alimentação como: alimentos diet são apropriados apenas para pessoas com restrições de alguns nutrientes, como os diabéticos que não podem consumir açúcar, pois eles são ricos em gorduras e podem engordar muito mais. Outro mito é que os alimentos quando são congelados perdem nutrientes. Ela explicou que é exatamente o oposto, essa é a forma que eles mais se assemelham à sua forma natural.

 

A nutricionista lembrou ainda que manter uma alimentação saudável é fundamental para ter qualidade de vida, além de ser uma forma de evitar algumas doenças. Pensando nisso, ela deu algumas dicas de como preparar uma marmita saudável:

 

- Preferir carboidratos integrais

- Preferir carnes magras

- Escolher apenas um tipo de carboidrato por refeição

- Incluir frutas como sobremesa

- Evitar frituras.

 

A nutricionista enfatizou que cada pessoa necessita de uma quantidade de nutrientes, portanto quem deseja perder ou ganhar peso deve ter um acompanhamento profissional regular. No final a palestrante abriu espaço para os participantes tirarem dúvidas relativas à alimentação.

 

``>

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.