Ipasgo faz alerta no Dia Nacional de Combate ao Colesterol
De acordo com o cardiologista Nelson Siqueira, o colesterol é uma substância produzida pelo próprio corpo, sendo necessário para o organismo, trabalhando na produção de alguns hormônios, sustentando as células do organismo, e ainda ajudando na digestão. Portanto, o problema não é o colesterol e sim o excesso de um determinado tipo de colesterol, o LDL, considerado o colesterol "ruim". Além dele existe o HDL o colesterol "bom".
Para evitar esse aumento do colesterol ruim é preciso adotar hábitos de vida saudáveis, sendo muito importante ter uma boa alimentação evitando a ingestão de gorduras saturadas. A preferência deve ser dada às gorduras monoinsaturadas, presentes no abacate, amendoim e azeite de oliva ou polinsaturadas, que estão em peixes, frutos do mar e grãos. Realizar exercícios físicos regularmente para manter uma boa circulação e controlar o peso também estão entre hábitos que devem ser adotados por todos.
Algumas pessoas produzem mais colesterol bom do que outras. O aumento do HDL é a principal forma de combater o LDL. "Para aumentar o colesterol "bom" a pessoa precisa praticar exercícios físicos regularmente, principalmente os aeróbicos, que fazem você gastar gorduras acumuladas, recolhendo o excesso de colesterol ruim que temos nas artérias e traz ele de volta para o fígado para ser eliminado pelo intestino. Chegando aumentar em até 30% o nível do bom colesterol" explicou Nelson Siqueira.
Mesmo com todos esses cuidados é possível que algumas pessoas tenham problemas com o colesterol, são aquelas que possuem histórico familiar de colesterol alto. Nesses casos, quando a pessoa tem predisposição e não consegue controlar mesmo seguindo os hábitos de vida saudáveis é necessário o uso de alguns medicamentos.
Nelson Siqueira explica como o colesterol alto pode provocar outras doenças "O colesterol elevado inflama as artérias por dentro, fazendo que as placas de gorduras se alojem nessas artérias. Esse acumulo de gorduras levam a diminuição do calibre dela dificultando a passagem do sangue. Isso pode acontecer em qualquer artéria do corpo, mas os efeitos dessa deposição de gorduras são mais pronunciadas no coração, cérebro e circulação das pernas. Com isso pode acontecer eventos de isquemia e muitas vezes obstrução do fluxo do sangue por dentro das artérias. E essa obstrução pode causar a derrame cerebral ou um infarte", disse ele.
O colesterol é uma doença silenciosa que não apresenta sintomas. Visite seu médico regularmente e faça os exames necessários!