20 de outubro: Dia Mundial e Nacional de Combate a Osteoporose
A médica reumatologista, Camila Zubeidi, que atende na Unidade de Atendimento Médico do Ipasgo explica que a doença é caracterizada pela perda de massa óssea. Segundo a especialista, essa perda é uma condição natural que acontece a partir dos 30 anos nas pessoas. E qual a influência da menopausa neste processo? Camila diz que "Nessa época ocorre a queda da produção do estrógeno, um hormônio ligado a absorção do cálcio". Desde quando recebemos as primeiras lições para a vida, aprendemos que o cálcio é fundamental para a boa formação e manutenção da estrutura óssea. Sem absorver o mineral, a situação se agrava.
Algumas pessoas devem ficar mais atentas aos fatores de riscos para o desenvolvimento dessa doença. O histórico familiar, a baixa ingestão de cálcio e minerais, o consumo de bebida e fumo em excesso e o sedentarismo são fatores que contribuem para maior incidência da doença. Os especialistas mostram que pessoas com pele clara e com idade avançada também estão mais propensas à osteoporose.
De acordo com a reumatologista Camila Zubeidi, a osteoporose não apresenta sintomas bem definidos "Diferente do que as pessoas pensam, a osteoporose não dói e na maioria das vezes ela só pode ser diagnosticada depois que ocorre a primeira fratura, através de uma densitometria óssea", explica. A coluna, a bacia, os punhos e as costelas são as partes mais frequentes dessas fraturas.
Camila Zubeidi explica que a prevenção é feita através de ingestão de alimentos ricos em cálcio (leite e seus derivados e vegetais da cor verde-escuro), exposição ao sol todos os dias por pelo menos 15 minutos e a prática de exercícios físicos. Como em toda ação preventiva, quanto mais cedo a pessoa adotar esses hábitos, maior tende a ser o êxito nessa prevenção.
A pessoa diagnosticada com essa doença deve o fazer o tratamento orientado pelo médico e pode levar uma vida normal desde que inclua alguns hábitos como diminuir a ingestão de bebida, parar de fumar, tomar 15 minutos de sol todos os dias, fazer exercícios regularmente e para mulheres terapia hormonal. Além de evitar lugares que possam provocar quedas.
``>