Ipasgo realiza 7° Campanha de Doação de Sangue
A parceria entre o Ipasgo e o Hemocentro vem desde 2014, com pelo menos uma campanha por ano. As datas são escolhidas sempre próximas de feriados ou férias escolares, períodos em que os bancos de sangues mais precisam de doações, por causa do aumento do número de acidentes de pessoas que pegam a estrada nessa época.
O Hemocentro de Goiás é responsável pelo fornecimento de hemoderivados a todos os hospitais públicos do Estado, que somam cerca de 90 unidades. Somente o Hospital de Urgências de Goiânia- HUGO- necessita de cerca de mil bolsas de sangue mensalmente. O Hemogo tem capacidade para receber até 250 doadores todos os dias e para armazenar até mil bolsas de sangue. No entanto, apenas de 60 a 90 pessoas buscam o banco dispostas a doar sangue diariamente.
Os interessados em doar sangue devem levar um documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 kg, não devem estar em jejum, evitar consumo de alimentos gordurosos, não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação, não fumar 2 horas antes e ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior. As pessoas que fizeram endoscopia ou colonoscopia nos últimos seis meses e/ou cirurgia há menos de um ano também não podem doar. As equipes do Hemocentro fazem a triagem, verificação de pressão arterial, temperatura, pulso, peso, dosagem de hematócrito (teste de anemia) e uma entrevista com o candidato para saber se ele está apto a doar.
As pessoas que finalizam a doação tem o direito também aos exames feitos no sangue. A entrega é feita somente ao doador, na sede do Hemocentro.
``>