Crianças na luta contra o câncer
De acordo com INCA – Instituto Nacional de Câncer, a doença em crianças tem causas desconhecidas, sendo ligada a um grupo de várias outras doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais. Uma característica é que o fenômeno pode ocorrer em qualquer local do organismo. Hoje, 70% das crianças acometidas por essa doença tem chances de cura. Assim, o diagnostico precoce faz muita diferença para obter resultados satisfatórios no tratamento da doença. O Ipasgo participa dessa luta oferecendo informações educativas, preventivas, além do tratamento contra o câncer. Desde 2012, o Instituto vem ampliando o acesso ao tratamento, sendo que procedimentos caros, como a quimioterapia e a radioterapia, são executados sem a cobrança de coparticipação.
Os tipos de cânceres que atingem as crianças são bem diferentes dos adultos. Leucemia é o mais frequente. Depois vem o câncer do sistema nervoso central, e os linfomas, que são os que aparecem no sistema linfático.
A pediatra Patrícia Carneiro explica que o câncer infantil não tem condicionantes bem definidas. "O fator ambiental é quase nulo. No câncer infantil tem um predomínio maior do componente genético, sendo apenas em 5% das vezes hereditário", disse ela.
É importante ficar de olho em alguns sintomas que as crianças podem apresentar como perda de peso, manchas roxas e sangramentos pelo corpo (sem machucado), vômitos acompanhados de dor de cabeça, caroço em qualquer parte do corpo, palidez, febre prolongada, dores nos ossos e juntas e crescimento do olho. São sintomas que merecem investigação, quando começam a aparecer com mais frequência.
A luta contra o câncer não é fácil, mas quando essa doença atinge uma criança o combate fica ainda mais complicada. Pensando em uma forma de amenizar os sintomas desse tratamento que é tão doloroso o Hospital Araújo Jorge faz o trabalho de musicoterapia com esses pacientes. A musicoterapeuta Lara Karst falou como é feito esse atendimento "A gente trabalha cantando ou tocando tudo que faz parte da vivência deles. A gente busca cuidar também dessa parte de sentimento e de afeto, tudo que não é visível aos olhos, mas que vai sair em forma de expressão", explica ela.
Estudos publicados na revista Cancer mostram que pacientes que recebem musicoterapia se tornaram mais capazes de suportar o tratamento, melhorando até o relacionamento com a família e amigos.
Tratamento contra o câncer – O Ipasgo financia 100% o tratamento contra o câncer para seus usuários que sofrem com essa doença. Desde 2013 as sessões de quimioterapia são pagas integralmente pelo o Instituto, e as de radioterapia começaram ser custeadas no ano 2015. Na área de quimioterapia o Ipasgo oferece dois lugares para com esse tipo de atendimento, o Instituto Goiano de Oncologia e Hematologia- INGOH- localizado na rua 87, nº 598 no Setor Sul . E a Oncovida – na rua 261-A, n°497, setor Universitário. Para o serviço de radioterapia são: CEBROM – na 5ª Avenida nº180, setor Universitário ou na rua T-55 nº 741, setor Bueno. E também o Hospital Araújo Jorge, na rua 239, 181 - setor Leste Universitário.
``>