25 de Novembro, dia de lembrar quem doa vida
De acordo com a OMS – Organização Mundial de Saúde – pouco menos de 2% da população estão integrados na doação. Os números estão dentro dos parâmetros da Organização, mas ainda do ideal, que é tere 3% da população semdp doadora.
No Ipasgo - O Instituto procura sempre escolher as datas das doações perto das férias escolares e feriados, período que as pessoas doam menos. Por outro lado, é uma época de aumento na demanda de sangue, em função do maior número de acidentes nas estradas. Em 2017, foi realizado a 7ª campanha de doação de sangue no Ipasgo. Em 4 anos de campanha foram recolhidas cerca de 600 bolsas de sangue no Instituto.
O Hemocentro de Goiás é responsável pelo fornecimento de hemoderivados a todos os hospitais públicos do Estado de Goiás, somando hoje cerca de 90 unidades. O Hemogo tem capacidade para receber até 250 doadores todos os dias e ppde armazenar até mil bolsas de sangue. No entanto, apenas de 60 a 90 pessoas buscam o banco dispostas a doar sangue diariamente. Apenas o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) necessita de cerca de mil bolsas de sangue mensalmente. Por isso é muito importante que você também seja um doador
A doação de sangue não oferece riscos para o doador. Se você ainda não é um doador de sangue, e tem vontade de ser, basta apresentar um documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos e pesar acima de 50 kg, No momento da doação, a pessoa não deve estar em jejum, evitar consumo de alimentos gordurosos, não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes, não fumar 2 horas antes e ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior. As pessoas que fizeram endoscopia ou colonoscopia nos últimos seis meses e/ou cirurgia há menos de um ano também não podem doar.
Doar sangue é rápido não dói e é muito seguro. Doar sangue é um ato de amor e solidariedade ao próximo. Quando uma pessoa doa sangue, ela pode salvar até quatro vidas. Faça parte desse time e seja também um doador de vidas!
``>