H1N1: Saiba como evitar o contágio da doença

O estado de Goiás está em alerta para não aumentar os casos da gripe H1N1. Também conhecida como Influenza A, provocada pelo vírus H1N1, um subtipo do vírus influenza A, é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus da gripe aviária, do vírus da gripe suína e do vírus humano da gripe. Os efeitos da doença podem variar de leve para grave dependendo de fatores individuais, podendo ser fatal.

 

A transmissão pode ser feita antes mesmo dos sintomas aparecerem, através de contato direto com uma pessoa contaminada, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias.

 

Os sintomas são bem parecidos como de uma gripe comum como febre repentina(acima de 38°), dores musculares, dores de cabeça, dor de garganta e nas articulações, tosse, coriza, cansaço e irritação nos olhos. Em alguns casos, vômitos e diarreia.

 

Alguns cuidados devem ser tomados para evitar a contaminação da doença como:

 

• Lavar bem as mãos com água e sabão e utilizar álcool gel com frequência;

• Evitar colocar as mãos nos olhos, boca e nariz após contato com superfícies;

• Não compartilhar objetos de uso pessoal;

• Cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar;

• Evitar locais fechados e com muitas pessoas presentes;

• Evitar beber água em bebedouros públicos. Utilize copo ou garrafa plástica de uso pessoal.

 

Outra forma de prevenção é a vacina contra a gripe, oferecida pelo SUS nos postos de saúde, para crianças menores de 5 anos, gestantes, trabalhadores de saúde, pessoas acima de 60 anos, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis. A vacina é encontrada também em centros de vacinação privados.

``>

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.