Doenças cardiovasculares são mais comuns em dias frios

Você sabia que na época do frio o risco de complicações cardiovasculares aumentam? Estudos mostram que o número de AVC – Acidente Vascular Cerebral – e infarto aumentam consideravelmente durante esse período, devido a substâncias liberadas pelo organismo, que contraem as artérias para reter mais calor e ajudar o corpo a enfrentar baixas temperaturas. Com isso ocorre um aumento nos vasos sanguíneos, dificultando a circulação e aumentando o esforço que o coração precisa fazer para bombear o sangue.

 

Além disso, existem outros fatores que devem ser analisados que colaboram para o aumento dessas doenças nesse período como a diminuição de atividades físicas e o consumo exagerado de gorduras saturadas e comidas calóricas, aumentando os níveis de colesterol.

 

Os idosos devem se proteger mais do frio, pois estão mais susceptíveis ao aumento da pressão arterial e transtornos de coagulação sanguínea, além de mais propensão às infecções típicas do frio, que podem ser fatores desencadeantes de eventos cardiovasculares, segundo o coordenador do núcleo de neurologia do Hospital Samaritano de São Paulo, Renato Anghinah.

 

A orientação médica é que as pessoas façam atividade física regularmente, mantenham uma alimentação saudável, evitando alimentos gordurosos e aumente a ingestão de água.

 

Fique atento aos sintomas do AVC e infarto:

 

Sinais de AVC

 

-Dor de cabeça súbita, forte e persistente

- Enfraquecimento muscular repentino

- Adormecimento

- Paralisação de braço ou perna de algum lado do corpo

- Alteração da visão

- Perda de força na face

- Dificuldade de falar ou entender o que os outros estão dizendo

 

Sinais de Infarto

 

- Dor na região torácica

- Falta de ar

- Náusea, indigestão, azia ou dor abdominal

- Tontura

- Suor frio

- Fraqueza

 

``>

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.