A prática de exercícios físicos ajuda na prevenção de doenças

Realizar atividade física e manter uma boa alimentação é sinônimo de saúde. Essa junção ajuda na prevenção de várias doenças, além de melhorar consideravelmente a qualidade de vida de quem pratica. O corpo humano foi programado para estar em movimento, por esse motivo pessoas sedentárias estão mais propensas a adquirir doenças com mais facilidade.

 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde o sedentarismo traz malefícios à saúde, proporcionalmente igual ao tabagismo. O exercício físico auxilia no controle de diabetes, hipertensão, colesterol, triglicerídios, obesidade, osteoporose e previne ainda doenças cardiovasculares. Além disso, o sedentarismo pode provocar mudanças no sono e alterações de humor, afetando também no convício social.

 

A prática regular de exercícios físicos melhora a circulação sanguínea, ajuda emagrecer, fortalece o sistema imune, aumenta o metabolismo e reduz ainda depressão e ansiedade.

 

É considerado atividade física qualquer gasto energético que uma pessoa tem. Não é necessário ser um atleta de alta competição, basta escolher ter uma vida mais saudável. Pessoas que não têm tempo para realizar exercícios podem fazer algumas escolhas no dia a dia, que também são consideradas atividades físicas, como trocar o elevador por escadas, trocar o carro por caminhadas ou bicicletas, parar um ponto de ônibus antes do destino, entre outras. Portanto, acabar com sedentarismo e levar uma vida mais ativa não é uma desculpa, e sim uma escolha.

 

É necessário destacar que antes de começar a prática de exercícios físicos é preciso procurar um médico para realizar um teste e saber qual o melhor tipo de atividade para seu corpo.

``>

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.