Ipasgo fortalece fiscalização e índice de denúncias autuadas cresce 56,12% em 2019
De janeiro a dezembro deste ano, o Ipasgo autuou 306 denúncias contra prestadores de serviços, após receber as reclamações dos usuários e realizar apurações internas. Em 2018, foram 196 autuações.
Neste ano, o órgão arrecadou R$ 293.996,47 por multas aplicadas devido às irregularidades constatadas. Até 18 de dezembro deste ano, foram cumpridas 54 penalidades, sendo 24 advertências, 15 arquivamentos, seis multas e nove suspensões. Há ainda outras 58 penalidades, que serão cumpridas depois do prazo legal para recursos.
O presidente do Ipasgo, Silvio Fernandes, diz que a nova gestão deu mais transparência aos atos administrativos e isso está resultando em um número maior de manifestação dos usuários. "Regularizamos os pagamentos da rede credenciada, para pessoas físicas e jurídicas. Melhoramos nossa gestão e queremos que os serviços aos nossos usuários melhorem de forma contínua".
Ele explica que todo usuário, que se sentir lesado quanto aos seus direitos, deve comunicar ao Ipasgo. "Contamos com diversas plataformas e atendimento presencial para que essa denúncia seja formalizada e encaminhada para a fiscalização tomar as devidas providências."
Cobrança indevida
A cobrança indevida por parte dos prestadores lidera o ranking de denúncias recebidas na Coordenação de Ouvidoria do Ipasgo. Nas reclamações, os usuários explicam que há profissionais que sugerem maior agilidade no atendimento cobrando valores ditos complementares daquilo que já foi pago a título de co-participação. O presidente do Ipasgo afirma que esta prática é abusiva e deve ser denunciada.
As denúncias podem ser feitas para Ouvidoria no portal do Ipasgo em www.ipasgo.go.gov.br, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; por telefone no 0800 62 19 19 na opção 5 ou presencialmente na sede do Ipasgo, em Goiânia, na coordenação de Ouvidoria, no bloco 4, térreo.
SAIBA MAIS
Sobe número de autuações da fiscalização do Ipasgo em 2019
2019
306 denúncias atuadas em desfavor de prestadores
Janeiro: 10
Fevereiro: 18
Março: 13
Abril: 17
Maio: 51
Junho: 32
Julho: 35
Agosto: 32
Setembro: 24
Outubro: 20
Novembro: 25
Dezembro (até dia 18): 29
Penalidades administrativas aplicadas
54 penalidades cumpridas: 24 advertências, 15 arquivamentos, seis multas, nove suspensões
58 penalidades a serem cumpridas*: 21 arquivamentos, 13 descredenciamentos, 16 multas, sete suspensões de 30 dias, uma suspensão de 60 dias
*aguardando prazo legal para recurso e/ou análise de recurso
Multas aplicadas até novembro geraram arrecadação de R$ 293.996,47 em 2018
2018
196 denúncias atuadas em desfavor de prestadores
Janeiro: 18
Fevereiro: 14
Março: 27
Abril: 17
Maio: 15
Junho: 12
Julho: 16
Agosto: 25
Setembro: 17
Outubro:18
Novembro: 12
Dezembro (até dia 18): 05
Como denunciar irregularidades ao Ipasgo
Ouvidoria no portal do Ipasgo em www.ipasgo.go.gov.br
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: 0800 62 1919, na opção 5
Na Coordenação de Ouvidoria, na sede do Ipasgo, em Goiânia, no bloco 4, térreo