Ipasgo zera fila de auditorias periciais para cirurgias bariátricas em 40 dias
Em 40 dias, o Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo) zerou a fila de 433 auditorias periciais para cirurgias bariátricas. O resultado foi alcançado 20 dias antes da meta que havia sido fixada em agosto. Os atendimentos, que estavam suspensos desde março devido às medidas de prevenção ao coronavírus, foram retomados de forma gradual, conforme as novas regras de segurança.
A beneficiária do plano Monique Araújo, de 27 anos, passou pela perícia médica na segunda-feira (28/09) e vai fazer a cirurgia em breve. Ela é administradora de um grupo no WhatsApp com mais de 100 pessoas que aguardam para fazer a cirurgia pelo plano e o presidente do instituto, Hélio José Lopes, fez questão de conhecê-la antes do procedimento. "Ele foi muito solícito e agora estou muito tranquila, pois percebo que o Ipasgo tem o real interesse de nos ajudar", conta a usuária, que também faz o acompanhamento com nutricionista e psicólogo credenciados no plano de assistência.
O presidente do Ipasgo conta que as equipes passaram por treinamentos específicos para atender estas demandas, em conformidade com os protocolos rígidos de saúde. As cirurgias são liberadas sempre com a garantia da segurança dos pacientes e com o cuidado de não causar superlotação da rede hospitalar. "Ainda estamos em um momento crítico da pandemia e respeitamos todas as medidas sanitárias e as cotas de procedimentos de obesidade mórbida de cada unidade hospitalar. A nossa prioridade é assegurar a saúde e o bem-estar do usuário", ressalta.
No final de março, as cirurgias foram suspensas temporariamente cumprindo determinações do Ministério da Saúde e do Governo de Goiás, com o objetivo de aumentar a disponibilidade de leitos nos hospitais da rede Ipasgo para atender aos casos de internação em função da pandemia do novo coronavírus e casos gerais de urgência e emergência.
A retomada do serviço beneficiou, inicialmente, os usuários que já estavam com o procedimento agendado desde março. Os colaboradores do Ipasgo entraram em contato e remarcaram as datas para a realização do novo processo de verificação de exames e relatórios médicos.
Após o contato da equipe, os usuários compareceram à Central de Multiatendimento, localizada na sede do Ipasgo, com os documentos solicitados. Se tudo estivesse correto, a cirurgia era agendada nos hospitais, de acordo com suas respectivas cotas.
Em breve, o Ipasgo irá divulgar o procedimento para os novos agendamentos em seus canais de comunicação oficiais (site e redes sociais).
Instituto de Assistência dos Servidores do Estado de Goiás (Ipasgo) - Governo de Goiás