Ipasgo ganha iluminação especial no Outubro Rosa

!--`CDATA`
Mensagens de conscientização e prevenção foram colocadas na sede do instituto. Além disso, ao longo de todo mês, será feita uma campanha interna de arrecadação de lenços e máscaras que serão doadas para mulheres em tratamento. "É uma forma de demonstrarmos o nosso carinho e apoio àquelas pessoas que estão passando por esse momento delicado", afirma Hélio José Lopes, presidente do Ipasgo
 
A fachada do Instituto de Assistência aos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo), localizado no setor Pedro Ludovico, em Goiânia, ganhou uma iluminação especial neste mês, em apoio à campanha Outubro Rosa. A ação tem por objetivo conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.
 
Mas, assim como mostrar o apoio à campanha, é fundamental, também,  disseminar informação correta sobre o assunto. Na sede do instituto, foram colocadas mensagens de autocuidado, citando fatores de risco e sinais que indicam que a mulher deve ficar em alerta. "Queremos que todas estejam atentas, e façam a mamografia com frequência. Quando o quadro é descoberto em seus estágios iniciais, há mais chances de tratamento", reforça Hélio José Lopes, presidente do órgão.
 
Solidariedade é outro ponto forte da equipe do Ipasgo que, ao longo de todo mês, promove uma campanha interna de arrecadação de lenços e de máscaras que serão doadas para mulheres em tratamento de câncer de mama e do colo do útero no Hospital Araújo Jorge. "É uma forma de demonstrarmos o nosso carinho e apoio àquelas pessoas que estão passando por um momento delicado", afirma o presidente.
 
A política de prevenção implementada pelo Governo de Goiás se dedica de forma especial às usuárias do plano. No Ipasgo Clínicas de Aparecida de Goiânia, por exemplo, é possível fazer acompanhamento com mastologista e ginecologista, além de realizar a mamografia no mesmo local da consulta. A unidade está localizada na Avenida Independência, Quadra 08, Lote 03, Setor Serra Dourada III. O telefone para contato é: 3248-1449.
 
Campanha
O Outubro Rosa, mês escolhido para estimular as mulheres a lutarem contra o câncer de mama, foi criado nos Estados Unidos, na década de 90 do século passado, na primeira corrida pela cura. 
 
O diagnóstico precoce da doença aumenta consideravelmente as chances de tratamento e cura. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), nos últimos anos houve um aumento de 30% no número de exames realizados por mulheres que estão na faixa etária prioritária (50 a 69 anos). O câncer de mama é o mais incidente em mulheres.
 
Toda mulher deve conhecer seu corpo e procurar um profissional para realização da prevenção adequada. A idade é o maior fator de risco, mulheres que têm um número elevado de câncer na família devem ficar mais atentas e realizarem exames anualmente. Outros fatores também devem ser levados em consideração como obesidade, sedentarismo, consumo excessivo de álcool, pós-menopausa, terapia de reposição hormonal e outros. A mamografia é realizada em mulheres acima de 40 anos.
 
Instituto de Assistência ao Servidor Público de Goiás (Ipasgo) – Governo de Goiás

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.