Ipasgo discute Ética na Saúde em videoconferência para mais de 100 pessoas

O 1º Webinar realizado pelo órgão teve a programação totalmente online e aberta à participação de quem tivesse interesse. "A ética e o profissionalismo é um dos principais eixos de atuação do Ipasgo. Mas, para que isso seja fortalecido, precisamos levar essa discussão além", explica Hélio José Lopes, presidente do instituto
O Instituto de Assitência aos Servidores do Estado de Goiás (Ipasgo) realizou o 1º Webinar -- Ética na Saúde nesta sexta-feira (16/10). O bate-papo contou com a participação do presidente do instituto, Hélio José Lopes; da biomédica e diretora de Assistência aos Servidores (DAS), Eliane dos Santos; e do advogado, professor e presidente da 5ª Câmara Julgadora do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-GO, Áthyla Serra.
O evento online reuniu mais de 100 ouvintes, entre eles, usuários do plano de assistência, prestadores de serviço e servidores público do Ipasgo e de outros órgãos do Governo de Goiás.
Maria Elisa, representante da CaptaMed, fez questão de assistir a videoconferência. "Parabéns pela iniciativa. Eventos como esse promovem a interação entre os prestadores e o plano, resultando em ganhos importantes para os beneficiários. Contem conosco. Estamos juntos para fortalecer o serviço oferecido os nossos usuários", comentou.
O servidor público da Goiás Turismo, Waldo Ribeiro, não perdeu a oportunidade de ouvir o debate. "Ótima iniciativa. A ética e a moral devem ser sempre discutidas em suas diferentes nuances, com oradores diferenciados apresentando os seus conhecimentos", disse.
Áthyla Serra, presidente da 5ª Câmara Julgadora do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-GO, afirmou que quando um profissional é amparado pela ética é natural que o trabalho seja diferenciado. "Meus pais são usuários do Ipasgo, e eu vejo como o Ipasgo preza por isso. Gostei muito de participar desse bate-papo. Já trabalho com isso há anos, mas foi um grande aprendizado para mim ouvir a contribuição do dr. Hélio e da dra. Eliane", afirmou o advogado e professor.
A diretora de Assistência aos Servidores do Ipasgo (DAS), Eliane dos Santos, reforçou a importância de se praticar a ética no ambiente de saúde, principalmente no momento de pandemia do novo coronavírus. "Aqui no Ipasgo, estamos fazendo uma gestão diferenciada nesse sentido. Todo trabalho é pautado pela transparência e em como atender os nossos usuários da melhor forma possível", disse a biomédica.
Durante o debate, o presidente do instituto reafirmou que a ética e o profissionalismo são um dos principais eixos de atuação do Ipasgo. "Mas, para que isso seja fortalecido, precisamos levar essa discussão além. Queremos alcançar a todos, principalmente os prestadores de serviço e os usuários", explicou Hélio José Lopes.
O 1º Webinar sobre Ética na Saúde faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas dentro do Programa de Compliance Público do Poder Executivo do Estado de Goiás (PCP). Lançado de forma inédita pelo governador Ronaldo Caiado, em fevereiro de 2019, o programa tem por objetivo assegurar que os atos de gestão estejam em conformidade com os padrões éticos e legais, fomentar a transparência e as denúncias e combater a corrupção por meio da responsabilização de empresas e agentes públicos envolvidos em desvio de conduta.
Instituto de Assistência aos Servidores Públicos do Estado de Goiás (Ipasgo) – Governo de Goiás