Ipasgo retoma programa Manual do Bebê com oficina sobre aspectos psicológicos da gravidez

Auxiliar as beneficiárias do Ipasgo que estão gestantes é o objetivo do programa Manual do Bebê, que foi retomado nesta quinta-feira (28/01), após suspensão por conta da pandemia. A primeira ação foi a oficina "Gravidez – Tempo de espera e transformação", que aconteceu na sede do instituto e contou com a participação de 15 gestantes, respeitando o distanciamento social.

Conduzida pela psicóloga Perinatal e Obstétrica e diretora da Organização de Umbiguinho a Umbigão, Karla Cerávolo, a oficina destacou a importância do apoio às mulheres uma vez que no início da maternidade medos, anseios e frustrações podem ser aflorados. "A gestação e o puerpério são momentos muito solitários onde tudo muda na vida da mulher e, nessa pandemia, isso agravou ainda mais. Por isso, conscientizamos os pais de que esse é um período de espera do bebê e, cada mamãe, em vez de olhar para fora, deve olhar para dentro. É um momento de transformação pois a chegada vai mexer com todas as emoções", explicou Cerávolo.

O evento abordou também a prevenção da depressão pós-parto e a importância de se pedir ajuda tanto a mãe quanto o pai, uma vez que ele também pode ser acometido desse mal. A recomendação da especialista é fazer com que a mãe se reconheça naquele momento e valide seu sentimento para que não desenvolva essa depressão posteriormente.

Karla reforçou ainda o quanto a presença do pai faz diferença na vida da criança. "O bebê que está dentro da barriga da mãe ouve a voz e reconhece o pai. Nesse momento, ele aprende sobre amor e afeto. Além disso, precisamos lembrar que, na gestação, o pai deve se envolver pois, quando o bebê nascer, já existirá um vínculo construído ali", afirmou.

O Manual do Bebê é um curso mensal que oferece informações e atendimentos sobre a gestação, as alterações físicas e os diferentes tipos de parto. Também são tratados no programa temas como: alimentação da gestação e do bebê, planejamento familiar, a importância da amamentação, cuidados com o recém-nascido – exames e calendário de vacinação, medicamentos na gestação e lactação, técnicas de respiração e alongamento, aspectos psicológicos na gravidez, como ansiedade e depressão pós-parto, e odontopediatria.

O presidente do Ipasgo, Hélio José Lopes, reforça a importância desse programa de prevenção desenvolvido no instituto, o Manual do Bebê "Precisamos chamar a atenção das gestantes para esse programa pois estamos falando de vidas que estão sendo geradas, e, temos conhecimento de que tudo que acontece nesse período de gestação e nos primeiros dias desse bebê vão impactar sua formação ao longo da vida" finaliza.

Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo) – Governo de Goiás

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.