Ipasgo lança cartilha sobre prevenção ao suicídio
Publicação tem como objetivo reforçar disseminação de informações importantes para conscientizar e, sobretudo, ensinar a agir e a lidar diante do problema. Cartilha inclui fatores de risco, sinais de alerta, o que fazer e o que não fazer para ajudar alguém sob risco
Em atenção à campanha Setembro Amarelo, de combate ao suicídio, o Governo de Goiás, por meio do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo), lança, nesta quinta-feira (23/09), a cartilha “Informar para Prevenir”. O material, preparado para a população em geral, tem como objetivo reforçar a disseminação de informações importantes para conscientizar e, sobretudo, ensinar a agir e lidar diante do assunto. Clique aqui e baixe a cartilha!
Preparado pela responsável técnica pelo Ipasgo Clínicas especializado em Saúde Mental, a psicóloga Daniela Melo, o documento trata de temas como fatores de risco, sinais de alerta, o que não fazer e o que fazer para ajudar alguém sob risco de suicídio, onde buscar ajuda e muito mais. “Tivemos o cuidado de preparar um material que realmente ajude qualquer um a identificar pessoas próximas com ideações suicidas e como acolher”, comentou.
De acordo com a psicóloga, muitas vezes a pessoa parece estar bem, mas sente uma tristeza profunda. “Existem sinais que não podem ser ignorados e é sobre isso que falamos na cartilha ‘Informar para Prevenir’”, acrescentou Daniela.
Todos os anos são registrados cerca de 13 mil suicídios no Brasil e mais de um milhão em todo o mundo. De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), 96,8% desses casos estão associados com histórico de doenças mentais, que podem ser tratadas.
Sabendo disso, em janeiro de 2021, o Governo de Goiás inaugurou a unidade do Ipasgo Clínicas especializada em Saúde Mental com foco em atendimentos de baixa, média e alta complexidade. Idealizado pelo governador Ronaldo Caiado, a unidade já se tornou referência na Capital. O local funciona das 7h às 19h, na Avenida Minas Gerais, Quadra 89, Lote 08, no Setor Campinas, e conta com 50 profissionais da área de psiquiatria e psicologia.
Centro de Valorização da Vida
Quem precisa de apoio pode contar, ainda, com o Centro de Valorização da Vida (CVV), que oferece suporte emocional 24h com o foco na prevenção ao suicídio. O atendimento é feito, de forma gratuita e sigilosa, a todas as pessoas que precisam conversar, basta entrar em contato com uma equipe pelo telefone 188.
Serviço:
Ipasgo Clínicas especializado em Saúde Mental
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Contato: 0800 62 1919 ou (62) 3233-6449 / 6459 / 6496
Endereço: Avenida Minas Gerais, Quadra 89, Lote 08, S/N, no Setor Campinas, em Goiânia.
Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo) – Governo de Goiás