Ipasgo lança cartilha com orientações para prevenção à Covid, H3N2, Dengue e Chikungunya
Material explica os diferentes sintomas entre as doenças e traz orientações de quando paciente deve procurar unidade de saúde. Cartilha digital pode ser baixada gratuitamente por usuários e servidores do Instituto
O Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo) lança nesta quarta-feira (19), a cartilha “Covid-19, H3N2, Dengue e Chikungunya: Orientações Gerais”. O material, elaborado pela Gerência de Ação Preventiva do Instituto (Geprev), tem o objetivo de auxiliar os usuários e servidores da autarquia na prevenção dessas doenças, que registraram aumento expressivo de notificações e confirmações no início deste ano.
A cartilha explica como ocorre a transmissão dos vírus e as reações que existem a partir da infecção. Apesar de apresentarem sintomas parecidos, como febre e dores pelo corpo, há diferenças entre as manifestações de cada uma das doenças. Por isso, compreender as distinções entre elas facilita o processo de diagnóstico e o tratamento. O material destaca ainda a importância de manter os protocolos de segurança sanitária para evitar a contaminação e disseminação entre as pessoas. Clique aqui e confira agora todas essas informações, gratuitamente.
Entre as principais recomendações para prevenir o contágio por síndromes gripais e respiratórias, como a Covid-19 e a Influenza H3N2, está o uso correto da máscara de proteção facial, a higienização das mãos, o distanciamento social e, principalmente, garantir a imunização contra as doenças por meio da vacina.
Já em relação aos casos de Dengue e Chikungunya, é importante eliminar água armazenada em locais de possíveis criadouros do mosquito transmissor Aedes Aegypti, que costuma ocorrer em vasos de plantas, pneus e garrafas plásticas.
O Diretor de Saúde do Ipasgo, Vinicius Luz, alerta que neste momento todos devem reforçar os cuidados. “Estamos passando por um período de alta demanda por atendimentos hospitalares no sistema de saúde e a melhor formar de evitar essas doenças é a prevenção. A equipe técnica da Geprev reuniu as informações mais relevantes nesta cartilha para auxiliar os usuários e servidores sobre as ações que podemos adotar no dia-a-dia e diminuir a transmissão, evitando também o contágio”, afirma.
A cartilha aponta ainda quais são os sinais de alerta para buscar atendimento médico, quando houver complicações dos sintomas, apresentando os canais oficias da Secretaria de Estado da Saúde e da Secretaria de Saúde de Goiânia, que fornecem auxílio e orientações a população.
Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo) - Governo de Goiás