Ipasgo é premiado no Programa Goiás Mais Transparente

Troféus foram entregues no encerramento da Semana  Internacional de Combate à Corrupção 2022, coordenada pela Controladoria-Geral do Estado

Por Giselle Vanessa Carvalho e Luciana Assunção

O acesso aos dados públicos gerados e mantidos pelo Instituto de Assistência dos Funcionários Públicos de Goiás (Ipasgo) levou a autarquia a conquistar nesta quinta-feira, 08, o prêmio selo Ouro do programa Goiás Mais Transparente. O troféu foi entregue ao presidente do Ipasgo, Vinícius Luz, durante a solenidade de encerramento da Semana Internacional de Combate à Corrupção, coordenada pela Controladoria-Geral do Estado (CGE). Na quarta-feira, 07, o instituto já havia sido condecorado como órgão destaque em Compliance Público.

Dividido em três selos de excelência em transparência pública, ouro, prata e bronze, o programa utiliza como critérios de avaliação de conformidade as páginas de acesso à informação, sempre observando a legislação de transparência pertinente. Segundo a CGE, os portais da transparência dos órgãos da administração direta e indireta do governo estadual são avaliados todos os anos, visando  garantir o acesso de todos os dados e números à população. “O Ipasgo tem apresentado uma evolução constante. Ele já era um órgão comprometido com a sistemática de transparência, foi 80% em 2020. Em 2021, alcançou patamares acima de 90% e neste ano foi agraciado com 100% de transparência”, explica o superintendente da CGE, Bruno Rolim.

A premiação aconteceu no auditório da Associação Goiana do Ministério Público (AGMP) e foi promovida pela CGE e o Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), que unificaram indicadores para avaliar as transparências ativa e passiva das páginas de acesso à informação dos órgãos e entidades da estrutura de gestão do Governo de Goiás. “Os resultados do Ipasgo já começam a aparecer. Prova disso é esse selo ouro na transparência em 2022, mostrando que estamos no caminho certo”, pondera o presidente do Ipasgo, Vinícius Luz. 

Destaque
Já a certificação como órgão destaque em Compliance aconteceu porque o Ipasgo teve em 2022 evolução considerada acima da média no que tange aos esforços em prol da implementação do Programa de Compliance Público de Goiás (PCP). Para chegar a esse resultado, também alcançado pela Polícia Militar de Goiás (PMGO), Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e Universidade Estadual de Goiás (UEG), foram avaliadas e medidas ações relativas à divulgação, ouvidoria, transparência, gestão de riscos, capacitação, interlocução com a alta gestão, atendimento às recomendações e gestão de projetos prioritários. 

Além do Ipasgo, receberam troféus pelo bom desempenho em política de transparência  36 órgãos estaduais: Agência Brasil Central (ABC); Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR); Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Secretaria de Estado da Casa Civil; Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO); Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), Direção Geral Polícia Civil do Estado de Goiás (DGPC), Economia, Emater, Fapeg, Goinfra, GoiásPrev, Ipasgo, Juceg, PGE, Polícia Militar, Sead, Seapa, Secom, Sedi, Segov, Semad, SES, SGG, SIC, SSP, UEG e Vice-Governadoria,  Agehab, Saneago, CelgPar, Goiás Telecom, GoiásFomento, Goiás Gás e Goiás Parcerias.

Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo) – Governo de Goiás

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.