Ipasgo libera dia 13 demonstrativo para Declaração de Imposto de Renda
Prazo para entrega e transmissão dos documentos fiscais de 2022 vai de 15 de março a 31 de maio

Por Giselle Vanessa Carvalho
O demonstrativo do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo) para Declaração de Imposto de Renda 2023 estará disponível para beneficiários e prestadores a partir da próxima segunda-feira, dia 13. Portanto, dois dias antes do início do período para entrega dos documentos fiscais referentes ao ano-base 2022, que vai de 15 de março a 31 de maio. Nesta quinta-feira, 09, a Receita Federal antecipou apenas o download do programa de declaração, cuja liberação estava prevista para o dia 15.
O detalhamento das despesas com coparticipação e mensalidade do Ipasgo, dedutíveis no Imposto de Renda, pode ser obtido no site do instituto, o www.ipasgo.go.gov.br. Para isso, basta acessar, no canto esquerdo, o campo “Consulta de Contribuições para Imposto de Renda”. É necessário digitar matrícula e senha. Se for o primeiro acesso, clique em “criar cadastro”. O extrato também pode ser requerido em qualquer posto de atendimento do Ipasgo.
Demonstrativos eventualmente obtidos antes de segunda-feira, 13, quando o documento de 2023 será disponibilizado aos beneficiários, devem ser desconsiderados, visto que inconsistência em relação aos dados podem resultar em problemas com o Fisco. Eventuais dúvidas podem ser sanadas por meio da central de teleatendimento do Ipasgo, por meio do telefone 0800 62 1919.
IR 2023
Este ano, devem declarar Imposto de Renda os cidadãos que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2022. Os pagamento das restituições devem ocorrer em cinco lotes, pagos, respectivamente, nos dias 31 de maio, 30 de junho, 31 de julho, 31 de agosto e 29 de setembro. Grupos prioritários recebem o primeiro lote: idosos acima de 80 anos; idosos entre 60 e 79 anos; contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave; contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
A partir do segundo lote, terão prioridade de restituição os contribuintes que optarem pelo modelo pré-preenchido ou pelo recebimento via PIX, meio de pagamento instantâneo administrado pelo Governo Federal. O sistema é uma novidade deste ano. Até então, os pagamentos eram definidos de acordo com a data de transmissão da declaração. Quem enviava primeiro, recebia primeiro.
Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo) - Governo de Goiás